Menu
in

GP de Imola: relembre grandes momentos e estatísticas

Próxima corrida da categoria é dia 21, às 10h, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari; confira lances e dados memoráveis

F2 no GP de Imola

Circuito de Ímola (Reprodução/F1)

Embora Imola esteja no calendário da Fórmula 1 apenas como o Grande Prêmio da Emilia Romagna desde 2020, a história da pista na categoria é bem mais antiga. A pista apareceu pela primeira vez no calendário de 1980; desde então aconteceram épicas corridas no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Confira abaixo grandes momentos e dados.

O triunfo de Ricciardo

O primeiro Grande Prêmio da Emilia Romagna de 2020 foi sem dúvidas uma corrida para se lembrar. Verstappen e Hamilton correram lado a lado por um longo tempo até que o piloto da Red Bull caiu cedo devido a uma explosão perto do final da corrida. Isso significou que Daniel Ricciardo estava no pódio pela segunda vez em três corridas depois de conseguir manter Daniil Kvyat atrás dele.

Erro de Lewis Hamilton na chuva

Em 2021, Imola esteve no calendário pela segunda vez como substituto do GP devido à pandemia de Covid-19. Foi uma das corridas mais memoráveis daquele ano: Max Verstappen largou forte do terceiro lugar e foi mais esperto que Sergio Pérez e Lewis Hamilton no primeiro set de curvas. Enquanto mais e mais competidores cometiam erros, Verstappen permaneceu intocável na liderança.

Na volta 31, porém, Hamilton cometeu um erro gigante quando quis dar uma volta em George Russell. Ele escorregou para a armadilha de cascalho e também estragou sua asa dianteira. Esse mesmo Russell, não muito depois, deu a Hamilton outra oportunidade. Quando o jovem britânico tentou ultrapassar Valtteri Bottas, os dois bateram a mais de 300 quilômetros por hora. Isso resultou em uma bandeira vermelha e outra chance para Hamilton. O britânico largou da P9 no reinício, mas lutou para voltar ao segundo lugar. Lando Norris complementou o pódio em terceiro.

Senna vs. Prost

Em 1989 começou uma das rivalidades mais famosas que a Fórmula 1 já conheceu. Ayrton Senna e Alain Prost pilotavam na McLaren. Senna largou da P1 e Prost na segunda posição. Após três voltas nessa ordem, Gerhard Berger bateu forte e causou bandeira vermelha.

Durante a bandeira vermelha, Prost e Senna concordaram que quem saísse da frente após a curva 1 poderia vencer a corrida. Prost escapou melhor que o companheiro de equipe, mas o brasileiro assumiu a ponta na volta em Tosa, contra o combinado. Senna não abriu mão da ponta e nasceu a intensa rivalidade entre os dois.

Alonso e Schumacher lutam pela vitória

Em 2005, foram Fernando Alonso e Michael Schumacher que disputaram pela vitória em Imola. Nas voltas, os dois correram roda a roda, depois que o alemão conseguiu subir do décimo terceiro lugar. Alonso venceu todos os ataques do oponente e acabou conseguindo vencer a corrida com uma diferença mínima de dois décimos.

Alguns recordes do GP de Imola

Michael Schumacher detém o recorde de mais vitórias

Michael Schumacher é o recordista de mais triunfos neste circuito, tendo vencido em Imola em sete ocasiões; mais do dobro do número de vitórias de qualquer outro piloto.

Três pilotos do grid de 2023 já venceram em Imola. Fernando Alonso venceu o Grande Prêmio de San Marino de 2005, Lewis Hamilton venceu em 2020 e Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Emilia Romagna em cada uma das duas últimas temporadas.

Cinco pilotos conquistaram vitórias consecutivas em Imola

Nelson Piquet, Ayrton Senna, Damon Hill, Michael Schumacher e Max Verstappen são os cinco pilotos que conquistaram vitórias consecutivas em Imola. Schumacher é o único piloto a ter conquistado vitórias consecutivas no circuito em ocasiões distintas. Ele também é o piloto com mais vitórias consecutivas na pista, tendo vencido três corridas consecutivas em 2002, 2003 e 2004.

Schumacher tem o dobro de pódios de qualquer outro piloto em Imola

Ninguém tem mais pódios em Imola do que Michael Schumacher, que terminou entre os três primeiros 12 vezes. Trata-se, pois, do dobro de vezes que qualquer outro piloto terminou no pódio.

A Grã-Bretanha é o país com mais pódios em Imola. O terceiro lugar de Lando Norris em 2022 viu o país registrar seu 16º pódio no circuito, ultrapassando a Alemanha.

Williams e Ferrari dividem o recorde de mais vitórias por equipe em Imola

As equipes estão empatadas no maior número de vitórias de um construtor em Imola, tendo cada uma vencido no circuito em oito ocasiões. Enquanto isso, a Ferrari está empatada com a Renault como a fabricante de motores de maior sucesso no circuito. Os motores Ferrari e Renault venceram em Imola em oito ocasiões.

Brabham, Ferrari, McLaren, Williams e Red Bull são as únicas equipes que conquistaram vitórias consecutivas no GP de Imola. Williams e Ferrari compartilham o recorde de mais vitórias consecutivas na pista. A Williams venceu três corridas consecutivas entre 1995 e 1997, ao passo que a Ferrari venceu três provas consecutivas entre 2002 e 2004.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile