Em sua segunda temporada de presença no calendário da Fórmula 1, o GP de Miami de 2023 não ostentou números tão expressivos na audiência em solo norte-americano como a sua edição anterior.
De acordo com o balanço feito, o canal ABC, do Grupo Disney, atingiu a marca de 1,96 milhão de pessoas sintonizadas acompanhando o GP. O índice representou uma queda de 24% na audiência caseira no comparativo com 2022, quando o volume chegou na casa de 2,58.
O GP de Miami ainda foi o conteúdo com menor audiência na ABC no período da tarde de um domingo desde quando a emissora norte-americana exibiu uma partida da liga de futebol americano da primavera da XFL, que tinha como concorrente no horário a finalíssima do Masters de Golfe.
A prova da temporada passada na Fórmula 1 registrou o maior índice de audiência em transmissões ao vivo de automobilismo na história dos Estados Unidos. Contudo, considerando exibições gravadas ou com delay, o GP de Miami 2022 perde para o GP de Mônaco de 2002, que na oportunidade atingiu 2,78 milhões, que foi mostrado com atraso para não rivalizar com a exibição das 500 Milhas de Indianápolis.
GP de Miami sem concorrência
Um dos fatores que ajudam a justificar a queda significativa no volume de público em 2023 é a supremacia de Max Verstappen, que é o atual bicampeão da Fórmula 1, e desponta mais uma vez para vencer o Mundial de Pilotos.
O holandês superou o companheiro de equipe, Sergio Perez, com cinco segundos de frente, e 30 segundos para o terceiro colocado, Fernando Alonso. Isso depois de largar na nona posição. Max agora aparece com três vitórias em cinco GPs realizados, com 14 tentos de frente sobre Checo.
Sem muitos momentos emocionantes durante a prova, o telespectador acabou declinando do evento na emissora norte-americana.