Menu
in ,

GP do Brasil renova com a Fórmula 1; veja detalhes

Prova faz parte do calendário da F1 desde a década de 70

GP do Brasil entrou para o calendário da F1, na década de 70, e foi centro de briga política

Jose Cordeiro/SPTuris/Divulgação

Às vésperas de mais uma edição do GP do Brasil de F1, que começa suas atividades, nesta sexta-feira, 3 de novembro, vai continuar na categoria.

A Liberty Media, dona da categoria, confirmou que entrou em acordo com os organizadores e a etapa de Interlagos fica no calendário até 2030. O compromisso anterior foi firmado até 2025.

“A Fórmula 1 anuncia a manutenção do GP do Brasil, no calendário, com uma extensão de mais cinco anos”. , comunicou a categoria em seu Instagram.

“Estou muito feliz em anunciar que vamos permanecer em Interlagos até 2030, e mal posso esperar por muito mais anos desta atmosfera maravilhosa que os fãs brasileiros trazem. O Brasil tem uma riquíssima herança no esporte a motor, e este circuito icônico é um preferido por pilotos e fãs por todo o planeta. Ele incorpora tudo o que é grandioso sobre as corridas, e estamos ansiosos para ver como vai se desenvolver pelos anos futuros para criarmos uma experiência ainda melhor”, comenta Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1.

Para Alan Adler, CEO do evento brasileiro, o novo contrato é o reconhecimento de um trabalho.

“A continuidade da parceria com a Fórmula 1 é motivo de grande orgulho. Agora, vamos imediatamente começar a planejar os próximos anos para que tenhamos edições ainda melhores do Grande Prêmio de São Paulo nas próximas temporadas”, comemora o dirigente.

GP quase deixou a F1 em 2020

Toda essa renovação acontece, quase três anos da prova brasileira, estar a ponto de deixar o Mundial. No fim de 2020, a Prefeitura de São Paulo, teve que correr contra o tempo para garantir tal permanência. O esforço envolveu o prefeito da época, Bruno Covas (PSDB), já falecido, e o Governador do Estado, João Dória.

Vale lembrar que, na mesma ocasião, alguns setores do Governo Federal, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), faziam lobby para a mudança do Grande Prêmio para uma área próxima ao complexo Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro, inclusive, o próprio Bolsonaro.

Interlagos entrou para a categoria na década de 70

O Autódromo José Carlos Pace, nome oficial da praça esportiva, entrou para a disputa da Fórnula 1 em 1972, contando com uma etapa extracalendário, e a partir de 73, ele passou a fazer parte do cronograma oficial.

Nesta primeira parte, ele foi disputado ali, até 1979, quando, na década de 80, mudou seu local de realização para o circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Após passar por algumas reformas, no inicio da década de 90, Interlagos voltou a receber a etapa do Brasil.

Escrito por Carlos Lemes

Leave a Reply

Sair da versão mobile