Menu
in

GP do Japão será disputado com chuva, aponta previsão do tempo

GP do Japão será disputado pela primeira vez no início do calendário após mudanças de logística apontadas pela Liberty Media

Pérez na Red Bull GP do Japão

Divulgação/RBR

O GP do Japão será realizado em abril pela primeira vez depois de ser realizado de forma consistente no final da temporada. A corrida foi antecipada para ser mais eficiente logisticamente, juntamente com o GP da China, que acontece daqui a duas semanas.

No entanto, o evento coincide com a temporada das cerejeiras em flor no Japão e também deverá ver algumas mudanças significativas nas condições climáticas habituais. Por isso, espera-se que as temperaturas sejam mais frescas para o Grande Prémio em Abril, com temperaturas máximas médias de cerca de 15°C em comparação com as médias do final de setembro/início de outubro, que são normalmente de 22-24°C quando a corrida normalmente acontece.

Deixar a corrida para uma parte mais tardia também diminui o risco de chuvas, com a MeteoMotorsport afirmando que o risco caiu de 41% para 33%. Embora as chances de chuva tenham diminuído, o circuito de Suzuka ainda é um dos destinos mais chuvosos do calendário de 2024.

GP do Japão com mais chhances de chuva

Uma corrida mais cedo garante que o GP do Japão seja realizado antes da estação chuvosa da região de Kansai, que acontece do início de junho até meados de julho. Também nunca houve registo de um tufão neste início de ano, reduzindo ainda mais o risco de o mau tempo afetar a corrida.

A região de Kansai não testemunhou um ciclone tropical tão cedo no ano desde que os registros começaram em 1951, no entanto, durante esse período, a área viu 38 se aproximarem ou se aproximarem no mês de outubro, quando a corrida geralmente é realizada. O primeiro ciclone tropical no Japão foi o tufão Thelma, que atingiu a costa em 25 de abril de 1956.

Ou seja, os pilotos precisarão de muita atenção para evitar que a chuva atrapalhe o final de semana.

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile