Max Verstappen dominou a F1 nas últimas duas temporadas e em 2023 as coisas não parecem diferentes. Desse modo, após sete corridas, o piloto neerlandês conquistou cinco vitórias e ficou com a segunda posição nas corridas restantes. No
Grande Prêmio da Espanha, o bicampeão mundial assegurou sua quinta vitória na temporada, mas agora com um feito bem raro na Fórmula 1.
Dessa forma, Verstappen largou na pole position, liderou todas as voltas da prova, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e ainda conquistou a melhor volta. Esse feito recebe o nome de Grand Chelem e só ocorreu em 72 corridas na história.
Para se ter ideia, essa é apenas a terceira vez na carreira que o holandês conquistou tal feito na F1. Anteriormente, o piloto da Red Bull dominou os GPs da Áustria no ano de 2021 e o da Emilia-Romagna em 2022.
Como já dito, desde que a categoria iniciou, no ano de 1950, o Grand Chelem só ocorreu em 72 oportunidades. Por vim, vale observar que o recordista nesse quesito é o britânico Jim Clark, com oito feitos na carreira. Ele é seguido por Lewis Hamilton, com seis.
Verstappen elogia equipe e carro
Apesar do grande feito, Verstappen se mostrou bem tranquilo diante do feito. Dessa forma, após a prova deste domingo (4), ele preferiu elogiar o desempenho do seu carro e o acerto da Red Bull na estratégia.
“É um grande prazer pilotar um carro como este, que novamente não decepcionou. Tivemos algumas diferentes estratégias, mas durante a maior parte da corrida, estivemos com a escolha certa. Vencer de novo aqui é incrível. Tivemos mais um ótimo final de semana, e é isso que gosto de ver de minha parte e da parte da equipe. Espero que possamos manter isso ao longo do ano”, celebrou Verstappen, que já tinha vencido o Grande Prêmio da Espanha também em 2016 e em 2022.