O GP de Singapura, que será disputado neste domingo (17), contará com uma mudança no traçado do circuito de Marina Bay. Na mudança, a sequência das antigas curvas 16 a 19 agora deram lugar a uma reta de pouco menos de 400 metros. Com isso, o número de curvas reduziu de 23 para 19. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda estudou a possibilidade de adicionar uma nova zona de DRS, mas sem sucesso.
Segundo a FIA, a iniciativa da inclusão de nova zona de DRS foi descartada pela falta de consenso claro por partes das equipes. Lewis Hamilton criticou a decisão.
“Acho que precisamos do DRS naquele novo setor, foi um pedido de todos os pilotos à FIA. E a FIA perguntou a todas as equipes, mas algumas recusaram. As equipes certamente deveriam ser a favor de mais disputas, não contra. E é interessante ver algumas equipes terem sido contrárias”.
+ Verstappen e Leclerc avaliam mudança no circuito para o GP de Singapura: “Será interessante”
O posicionamento de Hamilton sobre a zona de DRS é semelhante ao de Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, que falou sobre o assunto à Sky Sports.
“Acho que teria sido bom pelo menos deixar os carros um pouco mais agrupados. Certamente, se você está no pelotão, eu teria pensado que o DRS seria uma vantagem, por exemplo”, avaliou Horner.
Horner também falou sobre a possibilidade de que equipes poderiam ter votado contra por temerem que isso aumentasse a vantagem da Red Bull. Lembrando que a equipe austríaca tem o DRS mais eficaz.
“Boa dica. Mas se a corrida estiver acirrada, não importa se há um efeito DRS ou não. E se você estiver na liderança, por exemplo, não poderá usá-lo de qualquer maneira. Mas de qualquer forma, poderia ter oferecido mais oportunidades na competição”, completou.
Hamilton aprova mudanças no traçado:
Apesar do incômodo com a decisão sobre a nova zona de DRS, Lewis Hamilton exaltou a mudança no traçado de Marina Bay.
“Eles fizeram um trabalho incrível com as mudanças da pista. Agora gosto de guiar neste circuito mais do que nunca. O novo traçado é excelente e tornou a pista ainda mais agradável. Então a remoção das quatro curvas perto do final da volta aperfeiçoou totalmente o circuito. É incrível”, disse.