Após largar na oitava posição, Lewis Hamilton terminou o GP da Itália longe do pódio, mas na sexta colocação. Com o resultado, o heptacampeão somou mais oito pontos e chegou a marca de 164 pontos na classificação do Mundial de Fórmula 1. O veterano da Mercedes é o quarto colocado, enquanto o líder Max Verstappen soma 364 pontos depois de 14 corridas.
Em conversa com a imprensa após o GP da Itália, Hamilton comemorou o resultado conquistado em Monza. O piloto britânico, entretanto, admitiu que a Mercedes precisa trabalhar duro para tentar melhorar o desempenho na reta final da temporada.
“Acho que sim, sim. Depois da classificação ruim de ontem, fiquei preso atrás das Williams e das duas McLarens na largada. Obviamente, foi difícil perder a posição no início também porque eu estava com o pneu duro. Mas, sim, estou feliz por termos conseguido passar por eles, o que não foi fácil, mas tínhamos o pneu de compensação, o que ajudou, mas acho que o quinto e o sexto lugares eram o melhor que teríamos feito de qualquer maneira. Como equipe, temos que trabalhar duro para tentar melhorar“, avaliou.
Hamilton também falou sobre sua preocupação com a necessidade de terminar a corrida com o pneu médio. O número #44 do grid ressaltou que, apesar da preocupação, a estratégia funcionou.
“Eu estava definitivamente nervoso porque não ia durar muito. Ele caiu bem no final, mas não mais do que os caras atrás de mim. Sem dúvida, foi uma boa escolha”, completou.
Hamilton comenta incidente com Piastri:
Experiente, Lewis Hamilton evitou dar desculpas e assumiu a culpa pela batida com Oscar Piastri durante o GP da Itália. O piloto inglês recebeu uma penalidade de cinco segundos pela colisão com o australiano.
“Avaliei mal o espaço que tinha com Piastri. A culpa foi totalmente minha e fui me desculpar com ele logo em seguida”, continuou o britânico. Piastri danificou sua asa dianteira e teve que comprar uma nova nos boxes”, disse.
O piloto da McLaren terminou a corrida em Monza na 12ª colocação.
+ Treta! Max Verstappen detona Toto Wolff por comparações com Sérgio Pérez: “Besteira”