A temporada 2023 da Fórmula 1 ficou fortemente marcada pelo protagonismo absoluto da Red Bull, que venceu 21 das 22 corridas realizadas. Para 2024, o time austríaco novamente é apontado como favorito. Contudo, na visão do conselheiro Helmut Marko, o RBR terá concorrência direta da Ferrari.
Responsável por liderar os melhores tempos em dois dos três dias de testes de pré-temporada no Bahrein, a escuderia italiana foi exaltada pelo experiente profissional.
“A Ferrari se aproximou mais, na classificação eles talvez estejam no mesmo nível, e esse também é o ponto forte de Leclerc, ele talvez seja o melhor piloto de classificação. Em um circuito como Monte Carlo, é difícil se você não estiver na frente”, revelou iniciou Helmut Marko no papo com o jornal austríaco Kleine Zeitung.
Ainda na entrevista, o conselheiro da Red Bull declarou que o principal objetivo da equipe é buscar o tetracampeonato com Max Verstappen, vencedor de 19 corridas na última temporada. Apesar deste cenário, Helmut sabe que o “sarrafo” aumentou em relação ao ano passado, e por isso não prospecta a mesma soberania do holandês voador.
“Nosso objetivo é o quarto título mundial [de Verstappen], isso está claro. Todo o quadro parece estar certo. Max se tornou ainda melhor, na medida em que isso ainda é possível. Não espero que este ano tenhamos o mesmo nível de soberania do ano passado, mesmo que o título mundial esteja claramente ao nosso alcance”, avaliou o chefe da Red Bull.
Em 2023, a Ferrari foi a única escuderia a destronar a hegemonia da campeã do mundial de construtores, com a vitória de Carlos Sainz, no GP de Singapura. A nova temporada se inicia nesta quinta-feira (29), nos treinos livres do GP de Sakhir, no Bahrein. A primeira das 24 provas do cronograma da categoria está agendada para o sábado (2).