Menu
in

Helmut Marko defende chance para jovens e critica pilotos experientes na Fórmula 1

Conselheiro da Red Bull defende a chegada de novos nomes na Fórmula 1, mas admitiu que as equipes têm receio de apostarem nos jovens

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing.

Divulgação/Red Bull

Responsável por cuidar do programa de jovens pilotos, Helmut Marko falou sobre o futuro das promessas na Fórmula 1. Em sua coluna para a Speedweek, o austríaco defende a chegada de novos nomes no grid mesmo diante da possibilidade de erros. O conselheiro, entretanto, admitiu que as equipes ainda têm receio de apostarem nos jovens.

Marko citou o caso de Oliver Bearman, que fez sua estreia na Fórmula 1 no GP da Arábia Saudita, como substituto de Carlos Sainz. O piloto reserva da Ferrari já foi confirmado no grid da F1 de 2025, quando irá correr pela Haas. 

+ Helmut Marko comenta passagem frustrada de Gasly na Red Bull: “Não conseguia aceitar”

“Com Oliver Bearman, ele estava no lugar certo na hora certa e vai para a Fórmula 1 no ano que vem. Sua corrida na Ferrari [na Arábia Saudita] mostrou a ele seu futuro na F1, mas se olhasse para seus resultados na Fórmula 2, as coisas pareceriam muito piores. Mas é bom que os jovens estejam chegando à Fórmula 1, sou totalmente a favor disso. Não posso citar nomes, mas há pilotos no grid que estagnaram e estão um pouco melhores ou piores, dependendo do seu humor”, disse Marko.

“Eles bloqueiam o caminho para os jovens pilotos. As equipes também têm medo dos juniores. Claro, eles cometem erros, mas eu prefiro que alguém cometa erros e seja uma esperança para o futuro do que não haver mais melhorias. Durante as férias de verão, também vamos analisar o desempenho dos pilotos da Red Bull com mais detalhes”, acrescentou.

Marko também falou sobre Isack Hadjar e Arvid Lindblad, dois jovens pilotos que estão ganhando destaque na Fórmula 2 e na Fórmula 3, respectivamente. “Hadjar assumiu a liderança do campeonato de Fórmula 2 com sua vitória na corrida principal em Silverstone. Não podemos nos esquecer de que ele também não teve sorte várias vezes, caso contrário, já estaria muito à frente. Lindblad, que foi direto da F4 para a F3 como novato, também está impressionando. Ele tem apenas 16 anos e estamos felizes com o fato de que os jovens de 17 anos também podem ser admitidos na F1, mas continuamos calmos”.

“Isack e Arvid são rápidos e têm qualidades extremamente boas, eles têm habilidades dignas da Fórmula 1. Sem mencionar Ayumu Iwasa, que atualmente está em segundo lugar no campeonato de Super Fórmula”, completou.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile