Menu
in

Helmut Marko pede desculpas por comentários discriminatórios sobre Pérez

Austríaco emitiu um comunicado pedindo desculpas após dirigir comentários xenofóbicos a mexicano

Helmut Marko fala sobre Pérez (1)

Divulgação/ Twitter Red Bull

Helmut Marko, consultor da Red Bull, tem “pego no pé” de Sergio Pérez nos últimos tempo. Assim, recentemente, o austríaco fez alguns comentários discriminatórios sobre o mexicano. No entanto, nesta sexta-feira (8), ele emitiu um comunicado pedindo desculpas.

A fala em questão ocorreu na última segunda-feira (4), um dia após o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 de 2023, para o canal austríaco Servus TV, propriedade da Red Bull. Desse modo, ao falar sobre o desempenho de Pérez, o dirigente fez uma infeliz comparação entre o mexicano e os dois campeões mundiais de F1 pela equipe, o holandês Max Verstappen e o alemão Sebastian Vettel.

“Sabemos que ele [Pérez] tem problemas na qualificação. Ele flutua, é sul-americano e na sua cabeça não está tão concentrado como Max ou Sebastian”, falou Helmut Marko.

Além de ser uma observação completamente discriminatória, também é imprecisa, já que o México está na América do Norte. Obviamente, isso rapidamente criou uma polêmica e que visivelmente o obrigou, após alguns dias, a pedir desculpas por meio de um comunicado de imprensa divulgado pela própria Servus TV.

“Com relação ao meu comentário sobre Sergio Pérez, [durante o programa] ‘Sport und Talk’ na Servus TV na segunda-feira, 4 de setembro. Gostaria de pedir desculpas pelo meu comentário ofensivo e esclarecer que não acredito que possam ser feitas generalizações sobre as pessoas de qualquer país, qualquer raça, qualquer etnia. Eu estava tentando deixar claro que o desempenho de Checo oscilou este ano, mas que foi errado atribuir isso à sua herança cultural”, dizia o comunicado.

Comentários de Helmut Marko vem em momento difícil para Pérez

As afirmações de Helmut Marlo surgem em um contexto bem difícil para Sergio Pérez. Assim, atualmente, ele está em segundo no campeonato, mas bem atrás de Verstappen. Além disso, ele está bem abaixo das expectativas, principalmente pelo fato de ter o mesmo carro que o holandês. Inclusive, o seu companheiro de equipe venceu 12 provas na temporada, contra apenas duas de Pérez.

Mesmo tendo vencido essas duas corridas no início da temporada, Pérez acabou perdendo o ritmo desde então. No momento, 145 pontos separam ele do líder, sendo que só faltam oito corridas para o final da temporada.

Por fim, o seu futuro dentro da Red Bull é uma verdadeira incógnita, pelo menos no que diz respeito ao pós-2024. Isso, sem mencionar, que segundo rumores, ele poderia sair da equipe austríaca já na próxima temporada.

Leave a Reply

Sair da versão mobile