Menu
in

Helmut Marko rebate rumor e diz que FIA permitiu ‘brecha’ em regra no GP de Suzuka

Conselheiro da Red Bull falou sobre possível violação em normas durante Grande Prêmio do Japão neste domingo

Helmuk Marko, Red Bull

Divulgação/Red Bull

O conselheiro da Red Bull Helmut Marko disse que a equipe austríaca recebeu permissão da FIA para permitir que Sergio Pérez retornasse ao Circuito de Suzuka neste domingo para cumprir sua penalidade, mesmo após ser retirado da corrida.

O mexicano foi punido com uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar Lance Stroll em condições de safety car enquanto se dirigia para o pitlane; mas, tendo seu carro danificado após uma colisão posterior com Kevin Magnussen, a equipe decidiu que era melhor aposentar o carro.

Infelizmente para Pérez, isso significou que ele não foi capaz de cumprir a penalidade, o que significa que ela seria transferida para a próxima corrida, no Catar. Em vez de arruinar duas corridas para o piloto, a Red Bull decidiu que valeria a pena ele voltar e assim cumprir a penalidade, antes de abandonar o carro mais uma vez.

Foi um momento estranho em que pareceu que a Red Bull pode ter violado as regras, mas Marko disse que a equipe teve aval da FIA. “Graças a Deus conseguimos cumprir a pena aqui. Eles nos disseram que, se não cumpríssemos a penalidade aqui, teríamos que fazê-lo na próxima corrida e nossa estratégia é priorizar Max. Por exemplo, no caso de um safety car, nós o enviaríamos de uma forma onde Max não fosse prejudicado”, disse ele à Sky Germany.

Após um fim de semana de corrida ruim na última vez em Singapura, a Red Bull voltou às vitórias através de Max Verstappen, somando 15 vitórias nas primeiras 16 corridas da temporada para a equipe. Isso também foi suficiente para selar o título de construtores, apesar de ainda faltarem seis corridas para o final da temporada.

Marko foi muito tímido quando questionado se Verstappen havia conquistado sozinho o campeonato para a equipe em Suzuka. “Ele melhorou a velocidade e continua com muita facilidade e dirige muito bem; também ficou ainda melhor no gerenciamento de pneus; é rápido e consegue controlar os pneus como Hamilton fazia”.

“Infelizmente, estamos com um cronograma apertado. Temos que chegar a Tóquio ou Osaka, onde ficam os aeroportos. Não podemos festejar ainda”, concluiu.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile