O chefe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner, disse que a empresa multinacional deveria ser aplaudida, em vez de enfrentar críticas, por ser proprietária de duas equipes na Fórmula 1.
A aliança entre a equipe Red Bull e sua operação irmã, a AlphaTauri, ganhou destaque recentemente em meio a apelos do chefe da McLaren, Zak Brown, para que a Fórmula 1 reavaliasse os regulamentos relativos à cooperação entre concorrentes.
Brown acredita que, na era do limite orçamentário, chegou a hora de a Fórmula 1 garantir que todas as equipes sejam independentes, pois acredita que isso evitará vantagens políticas, esportivas ou competitivas potencialmente injustas.
Embora Brown tenha claro que a questão está relacionada aos regulamentos em vigor no momento, e não a qualquer coisa que a Red Bull e a AlphaTauri estejam fazendo, sua posição pública sobre o assunto não foi bem recebida por Horner.
Horner disse, no Bahrein, à imprensa, em trecho divulgado pelo Motorsport, que a Red Bull não deveria ser criticada.
“Não entendo a agitação sobre isso. Não entendo o barulho que está sendo criado sobre isso, e acho que a Red Bull deveria ser aplaudida pelo apoio, pelo comprometimento e pelos empregos que proporcionou nos bons momentos, e particularmente nos maus momentos. Então, para mim, isso realmente não é um problema.”
Para Horner, a Red Bull ajudou a Fórmula 1 nos últimos anos, inclusive nas crises financeiras
Horner enfatizou que o esforço e o compromisso que a Red Bull tem com a categoria ao longo dos anos, inclusive durante a crise financeira de 2008, não era algo que deveria ser esquecido.
Ele ainda lembrou como a Red Bull ajudou a salvar a equipe Minardi e a investir nela ao longo dos anos.
“A Red Bull permaneceu decidida e continuou a apoiar ambas as equipes durante aquele período difícil”, lembrou Horner.
“Os regulamentos evoluíram, obviamente, e a equipe de Faenza teve que se tornar o seu próprio fabricante. E assim foram feitos mais investimentos na infra-estrutura de Faenza. Tivemos então a pandemia, onde a Red Bull mais uma vez intensificou e se agarrou a ambas as equipes na sua totalidade. Na verdade, a Red Bull foi responsável por fazer a Fórmula 1 funcionar novamente após a Covid-19 com duas corridas, na Áustria, que foram introduzidas, para fazer o esporte voltar a funcionar após a pandemia.”