Max Verstappen provou pela primeira vez da sensação de ser um campeão mundial de Fórmula 1 em 2021, após disputa acirrada com Lewis Hamilton. O cenário como ocorreu a conquista do holandês gera admiração do chefe de equipe da RBR, Christian Horner, ao britânico até hoje.
Horner elogiou a reação de Hamilton, que viu o seu oitavo título mundial escapar de suas mãos “controversamente”, como avalia o portal RacingNews365.com.
Horner avaliou disputa entre Verstappen e Hamilton em 2021
Na temporada de 2021 da Fórmula 1, Max Verstappen, com a Red Bull, e Lewis Hamilton, com a Mercedes, chegaram empatados na classificação para a corrida final de Abu Dhabi.
“Aquela temporada foi uma luta de peso pesado desde a primeira corrida no Bahrein até a última corrida em Abu Dhabi”, disse Horner ao podcast Secrets of Success, segundo o RacingNews365.
“Foram dois pilotos e duas equipes que se elevaram a níveis que provavelmente não sabiam que tinham. Para nós, entrar naquela corrida final, empatados em pontos com a Mercedes com Lewis foi uma grande conquista”, avaliou Christian Horner.
Horner não só demonstrou respeito pela reação de Hamilton com perda do título e considerou uma “conquista” ao igualar à Mercedes em 2021. Pois o chefe da RBR emitiu o sentimento que transmitiu para seus subordinados com a campanha da marca austríaca três anos atrás.
“Eu juntei toda a equipe antes da corrida e falei com todos eles e disse: ‘Pessoal, aconteça o que acontecer hoje, tivemos uma jornada incrível para chegar onde estamos hoje e o que vai acontecer hoje vai acontecer, mas o mais importante é ir lá, darmos o nosso melhor e aproveitarmos’.”, revelou.
“Abrace seus nervos porque todos vocês vão ficar nervosos, esse pitstop se torna mais importante do que nunca. Mas através do trabalho e esforço, não é só sobre hoje, é tudo o que você fez nas 21 corridas anteriores que nos colocou nesta posição. Então vamos lá, dar tudo'”.”, concluiu sobre a disputa entre Red Bull e Mercedes e entre Verstappen e Hamilton.
Conquista da RBR
No GP de Abu Dhabi, última corrida do daquele ano, Hamilton caminhava para conquistar seu oitavo título mundial de Fórmula 1. Mas o britânico viu Nicholas Latifi cair nos minutos finais e acionar um Safety Car.
Dessa forma, o diretor da corrida, Michael Masi, tomou a decisão de remover os carros com uma diferença de volta entre Hamilton e Verstappen.
Com a diferença, o holandês ultrapassou o concorrente na curva 4 e manteve a liderança pelo resto da volta. Com isso, Max se consagrou campeão da Fórmula 1 pela primeira vez na história em 2021.