A Mercedes enfrentou muitas dificuldades nas duas últimas temporadas e não conseguiu rivalizar de forma direta com a Red Bull Racing. Desde que o novo regulamento foi implementado em 2022, a escuderia germânica só venceu uma única corrida. De volta ao time no primeiro semestre do ano passado, James Alisson mostra confiança em uma recuperação para 2024.
Convidado do podcast “Performance People”, o profissional destacou todo o empenho feito pela Mercedes na busca por uma recuperação. De acordo com rumores iniciais, a escuderia deve apresentar o novo carro, o W15, no dia 14 de fevereiro.
“Há uma sensação de que estamos todos juntos nisso e que as pessoas já escreveram o nosso futuro – a equipe que já foi grande e agora está em declínio – e toda a narrativa negativa que vem junto com isso“, iniciou James Alisson.
“Enquanto internamente estivermos dizendo: ‘Bem, deixe que eles digam isso, porque esse é o trabalho deles, eles têm que dizer alguma coisa’. Nosso trabalho é mostrar a eles que estão errados, e imagine como você se sentirá bem quando todos estiverem olhando para nós com simpatia, e com falsa simpatia, em nossa direção. Nós simplesmente aceitamos isso e dizemos: ‘Ok, certo, vamos trabalhar nisso, vamos voltar e vamos mostrar a eles'”, complementou o engenheiro.
Desempenho da Mercedes em 2023
Em meio a uma temporada avassaladora da Red Bull Racing, a Mercedes terminou o campeonato de Construtores na segunda posição, com menos da metade dos pontos atingidos pelo rival austríaca (860 a 409). Ao todo, foram oito pódios ao longo de 22 corridas.
O ano de 2024 se inicia na principal categoria do automobilismo no dia 29 de fevereiro, com os treinamentos livres do GP de Sakhir, no Bahrein. Ao todo, serão 24 circuitos compondo o cronograma da temporada, entre eles a prova de Interlagos, em São Paulo.