Menu
in

Johnny Herbert elogia Liam Lawson e questiona posicionamento da Red Bull

AlphaTauri já confirmou a dupla titular de pilotos para 2024 com Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda. Com isso, Liam Lawson seguirá na reserva

Liam Lawson, AlphaTauri

Twitter/AlphaTauri

A AlphaTauri já confirmou que sua dupla de pilotos para a próxima temporada da Fórmula 1 será formada por Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. A decisão, entretanto, parece não ter sido unânime, ainda mais diante do desempenho de Liam Lawson como substituto de Ricciardo.

O ex-piloto Johnny Herbert, por exemplo, rasgou elogios a Lawson, escolhido para substituir Daniel Ricciardo após a fratura na mão. O jovem piloto neozelandês conquistou dois pontos em quatro corridas, mas deve voltar para reserva quando Ricciardo estiver 100% recuperado.

“Eu estou impressionado com o que vi de Liam Lawson porque ele conseguiu se ajustar à bolha da Fórmula 1 em um espaço de tempo muito curto. O que me agrada é aquela capacidade de entrar e fazer o trabalho imediatamente. Na realidade, é algo raro quando alguém é colocado em um carro e faz exatamente o que se espera”, escreveu Herbert na revista Motor Sport.

“Lawson vem mostrando velocidade sob pressão porque está correndo para provar que merece manter a vaga. Ele não teve o luxo do tempo para se adaptar. Em Singapura, que a maioria dos pilotos considera a pista mais difícil do calendário fisicamente e mentalmente, ele foi impressionante e pontuou em seu terceiro GP. O companheiro de equipe Yuki Tsunoda também tem feito um bom trabalho – mas eu sinto que Liam já assumiu o controle na AlphaTauri. Para mim, ele merece um lugar para 2024”, acrescentou.

+ Com Verstappen e Hamilton, veja até quando vão os contratos dos pilotos

Para Johnny Herbert, ao contrário de Ricciardo, Liam Lawson faz parte do futuro da Fórmula 1. O ex-piloto destacou que a AlphaTauri é uma equipe ‘júnior’, e por isso deveria apostar em jovens talentos.

“Eu não concordo com a decisão da AlphaTauri de trazer Daniel Ricciardo de volta no próximo ano. Ele é o futuro? Não, Liam é o futuro. Eu entendo que Daniel não teve uma chance real antes de quebrar sua mão em Zandvoort, mas no tempo que ele teve em seu retorno, não houve o ‘fator uau’. Eu diria que com Liam sim. Ele parece muito especial. Acho que deveria ter sido a dupla Lawson/Tsunoda na AlphaTauri no próximo ano. Afinal, é uma equipe júnior que existe para trazer jovens talentos”, completou.

Liam Lawson admite frustração:

Após a confirmação de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda como titulares da AlphaTauri para 2024, Lawson admite frustração com a decisão da equipe. O piloto de 21 anos, entretanto, avisou que vai seguir trabalhando para buscar uma vaga no grid futuramente.

“Obviamente, quero correr na F1 sempre e, por mais decepcionado que esteja, esse continua sendo meu objetivo. Agora estou trabalhando para, de alguma forma, torná-lo realidade”, disse Lawson.

Consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou em entrevista ao Kleine Zeitung que Lawson já tem ‘data’ para entrar no grid da Fórmula 1.

“Ele é um piloto combativo e um dos mais fortes em duelos. Com a função de piloto reserva, ele terá uma grande tarefa no próximo ano, mas até 2025, no mais tardar, ele estará em um carro de Fórmula 1 de qualquer maneira. Lawson certamente tem potencial para ser um vencedor de GPs, pois ele dominou todas as tarefas até agora, mesmo nas condições mais difíceis. Ele foi literalmente jogado na chuva fria em sua estreia em Zandvoort”, disse Marko.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile