Para Johnny Herbert não há dúvidas: Max Verstappen vai ultrapassar Lewis Hamilton. Assim, o ex-piloto britânico da Benetton e Stewart falou sobre a evolução das gerações dentro da Fórmula 1, onde cada campeão precisa lidar com o frescor e o talento de um rival mais jovem que o destrona com o passar do tempo.
Verstappen concluiu a primeira metade da atual temporada da melhor maneira possível. Desse modo, o holandês foi o protagonista junto com a Red Bull, ganhando as 12 corridas disputadas até aqui. Das 12 provas, o bicampeão mundial subiu o degrau mais alto em dez ocasiões. Esses números incríveis, inclusive, permitiram que o piloto alcançasse 45 vitórias em sua carreira e chegasse cada vez mais perto do terceiro título.
“Max Verstappen é um talento geracional único. Sempre tem alguém que chega e é melhor que o anterior, apesar da tecnologia seguir seu curso. Max será melhor que Lewis, Lewis foi melhor que Michael Schumacher e Schumacher foi melhor que Senna. Há evolução”, disse Johnny Herbert em entrevista.
O ex-piloto ainda acrescentou: “Max amadureceu muito. Agora não foge para longe. Esta é a grande diferença em relação ao Verstappen do passado. Ainda não vejo ninguém que possa se colocar no mesmo nível da Red Bull.”
Johnny Herbert sugere Norris como substituto de Pérez
O ex-piloto ainda sugeriu algumas mudanças na Red Bull. Segundo ele, Pérez está abaixo e deveria ser substituído por Lando Norris. Por outro lado, vale observar que o futuro do mexicano já é uma dúvida nos últimos meses devido aos maus resultados. Além disso, no momento, ele está 125 pontos atrás de Verstappen no Campeonato Mundial de Pilotos.
“É alarmante. Com certeza, você não quer ficar tão longe de seu companheiro de equipe. Se eu fosse Pérez, estaria preocupado e bastante desconfortável. Verstappen está muito feliz com a situação porque não tem pressão nem está sendo desafiado de maneira nenhuma, mas a Red Bull sabe que precisará de alguém que esteja consistentemente no topo quando as outras equipes se tornarem mais competitivas. Pérez pode achar que fez um bom trabalho na classificação, mas então eles colocam o monitor na sua frente e ele pensa ‘Deus, ainda estou quilômetros atrás – o que preciso fazer?’”, comentou Johnny Herbert.
Apesar disso, o contrato atual de Pérez termina no fim da temporada 2024 e a Red Bull garantiu que ele não será dispensado antes disso. Contudo, para Herbert, se os austríacos buscarem um substituto, Norris seria uma boa opção.
“Quem você colocaria no lugar de Pérez? Eles poderiam considerar Lando Norris. Eu não sei se ele pode escapar de seu contrato ou se há uma cláusula de performance. Não vejo por que Charles Leclerc ou Carlos Sainz gostariam de sair da Ferrari, mesmo sabendo que há algumas frustrações. Contudo, há um grande fator de risco a considerar quando se trata de ir para a Red Bull porque Verstappen está lá e não é fácil enfrentá-lo”, finalizou Johnny Herbert.