Em uma recente entrevista à Ice36, Johnny Herbert, ex-piloto da Fórmula 1, expressou sua indignação em relação à entrevista falsa de Michael Schumacher conduzida por inteligência artificial. Ele destacou a potencial periculosidade da tecnologia e afirmou que a entrevista é um exemplo clássico de como a IA pode ser mal utilizada.
A entrevista, publicada por uma revista alemã, foi duramente criticada quando revelou que foi conduzida por um chatbot dotado de inteligência artificial que simulava a persona de Schumacher ao responder às perguntas.
A entrevista foi anunciada como a primeira após o acidente
A revista “Die Aktuelle” estampou a imagem de Schumacher em sua capa de 15 de abril, com chamadas em letras garrafais como “Sensação mundial” e “Michael Schumacher, a primeira entrevista”.
No entanto, a publicação foi criticada por revelar que a entrevista, que abordava temas como o acidente de esqui e a reabilitação do piloto em casa, foi conduzida por um chatbot com inteligência artificial que simulava a persona de Schumacher ao responder às perguntas. A reação internacional foi tão forte que o editor da revista foi demitido.
Em uma entrevista à Ice36, Johnny Herbert, ex-companheiro de equipe de Schumacher na Benetton durante a temporada de 1995, comentou sobre o incidente. Johnny Herbert expressou sua indignação em relação à entrevista publicada pela revista alemã, dizendo que foi terrível e um exemplo clássico de como a IA pode ser mal utilizada.
Ele reconheceu que há uma fascinação interminável sobre Michael Schumacher, dado que a história do ex-piloto ainda não teve um desfecho. Herbert disse que não tem informações sobre a condição do piloto alemão, já que não mantém contato com a família do ex-colega de equipe.
Família de Schumacher planeja processar a publicação
A família de Michael Schumacher está planejando tomar medidas legais contra a revista alemã que publicou a entrevista falsa gerada por inteligência artificial com o ex-piloto.
Em entrevista à Associated Press, a porta-voz da família, Sabine Kehm, o processo será pelo fato da revista Die Aktuelle imprimir a foto de Schumacher em sua capa com as palavras “Michael Schumacher, a primeira entrevista!”, juntamente com citações falsas atribuídas a ele geradas pela IA.
Schumacher sofreu uma lesão cerebral quase fatal em um acidente de esqui em 2013 e desde então tem sido cuidado em particular em sua casa na Suíça.