Na disputa pelo título da Fórmula 1 de 2024, Lando Norris viu Max Verstappen abrir vantagem na liderança da tabela mesmo em meio a instabilidade da Red Bull. O atual tricampeão tem 78 pontos de vantagem para o piloto da McLaren faltando dez corridas para o fim do campeonato.
Após o sexto lugar no GP da Bélgica, com Verstappen cruzando a linha na quinta colocação, Norris desabafou. O piloto britânico analisou os pontos perdidos nas últimas corridas.
“Perdi muitos pontos nas últimas três ou quatro corridas apenas por causa de coisas estúpidas, erros e largadas ruins, e agora também na primeira curva. Não sei por que, são apenas coisas bobas, nem mesmo coisas difíceis”, disse Norris ao GPblog .
+ Ralf Schumacher aconselha Lando Norris: “Precisa de apoio mental”
Norris explicou a falha na largada na Bélgica, quando caiu da quarta posição para o sétimo lugar apo final da primeira volta. “Na primeira curva, eu estava tentando não ter problemas, tentando me certificar de que havia um espaço. Então eu saí da pista. Foram apenas algumas coisas estúpidas. O ritmo é bom, e a equipe está fazendo um trabalho incrível, então estou feliz.”
Por fim, o piloto da McLaren falou sobre o período de descanso da Fórmula 1. O campeonato volta apenas no final de agosto, com o Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, casa de Max Verstappen.
“Todos nós precisamos da pausa. Eu preciso me recuperar. De certa forma, sinto que não quero fazer uma pausa. Só quero continuar porque estamos em boa forma. Mesmo hoje, sinto que o ritmo estava muito forte. Só que não tive o clique que precisava e perdi muitos pontos, então espero poder voltar com força”, completou.
Andrea Stella analisa situação de Lando Norris:
Após a corrida, Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, falou sobre o desempenho Lando Norris na Bélgica. O italiano destacou a necessidade de ‘pequenos ajustes’ para que o britânico aproveite melhor as oportunidades.
“Acho que Lando se distraiu um pouco do que estava acontecendo na parte interna e saiu da pista. São coisas marginais. São necessários pequenos ajustes aqui e ali. Certamente trabalhamos com Lando, assim como trabalhamos com Oscar, para tentar ver todas as oportunidades em que podemos melhorar individualmente, mas também colaborar melhor para estarmos mais preparados ou usar melhor nossas habilidades e talentos. Portanto, acho que isso não muda necessariamente nossa atitude, mas definitivamente nos dá alguns elementos para analisar como algumas dessas oportunidades perdidas se manifestam”, avaliou.
Stella analisou ainda onde acredita que Norris precisa melhorar para buscar Max Verstappen na classificação do campeonato. “Para Lando, por exemplo, parece que, estatisticamente, há algumas oportunidades que tendem a acontecer nos estágios iniciais da corrida, então precisamos verificar se isso acontece nos estágios iniciais da corrida por algum motivo ou se é apenas aleatório”.
“Mas, como qualquer outro atleta ou qualquer outro piloto, acho que o próprio Lando, com o apoio da equipe, tem de pensar no que pode ser feito melhor para garantir que capitalizemos o bom trabalho que estamos fazendo. Acho que ele ainda estava em uma boa posição de largada. Mas, depois que perdemos a posição na largada, com esse degelo baixo e as ultrapassagens difíceis, definitivamente dificultamos nossa vida”, completou.