O britânico Lando Norris subiu o tom contra a regra do tempo que a FIA passou a vigorar no GP de Interlagos, neste final de semana, com os comissários aplicando uma expressiva rigidez na classificação.
Ao ser questionado sobre a novidade que tem dado o que falar, o piloto da McLaren classificou a situação como “estúpida”. Ele, inclusive, está sendo investigado pelos comissários por um “suposto descumprimento de instruções do diretor de dança”.
O motivo se deu por conta de uma possível “ultrapassagem no limite de tempo entre as filas do Safety Car durante a qualificação”. A medida, no entanto, era comum entre os pilotos da categoria na temporada 2023, e até então não vinha sendo tratada com rigor pela FIA.
Como a nova regra está sendo introduzida, os comissários tendem a não penalizar os pilotos, uma vez que as equipes argumentam que estão tentando não obstruir o caminho das concorrentes.
“Ainda nem me disseram do que se trata. Acho que é por causa do horário delta. Não, tentei ir, mas havia dois carros à minha frente. É apenas uma regra boba. Dois carros saíram do pit lane em momentos semelhantes, então um deles tem que recuar, caso contrário você vai correr. É bobagem. Um teve que recuar e eu tive que recuar. Esta regra… sim, é estúpida aos meus olhos”, disparou Lando Norris.
Nas movimentações do sábado, o piloto britânico faturou a pole position para a Sprint Race, mas na disputa acabou sendo ultrapassado por Max Verstappen logo na largada, ficando assim na segunda posição.
“É claro que há uma visão retrospectiva do que poderia ter sido ontem. Só comigo mesmo houve muito deveria, deveria, poderia. Eu sei disso e aceitei. A qualificação parece ser o que mais preciso melhorar neste momento.
“Minhas corridas são muito fortes, só minhas qualis são minha criptonita na segunda. Você sempre quer melhorar”, seguiu Lando Norris.
“Definitivamente, quando temos um carro que é obviamente competitivo para estar na pole e lutar por ótimas posições, é claro que vou ficar decepcionado e chateado comigo mesmo quando cometer erros, quando eu largar em P6 para tornar minha vida muito mais difícil amanhã. se eu começasse em segundo ou primeiro. Está completamente correto, decepcionante aos meus olhos”, complementou o piloto da McLaren.