Menu
in

Lando Norris dispara contra penalidade no GP do Canadá: “Não faz sentido”

Piloto britânico discorda da penalidade de cinco segundos que o tirou da zona de pontos no Grande Prêmio do Canadá

Lando Norris McLaren

Divulgação/ Twitter McLaren

Lando Norris fez uma ótima corrida na Fórmula 1 durante a tarde de ontem (18). No entanto, o piloto da McLaren sofreu uma penalização por desacelerar demais sob o safety car na volta 12, deixando uma lacuna para o seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. Isso, inclusive, acabou dando ao seu time mais espaço para respirar ao fazer um pitstop duplo.

Dessa forma, os comissários da FIA deram ao piloto de 23 anos uma penalidade de cinco segundos por “conduta antidesportiva”. O comunicado da organização dizia o seguinte:

“O piloto desacelerou sob o Safety Car para evitar um atraso durante um ‘double stack’ para o seu pitstop. Durante o período do Safety Car, o piloto desacelerou para permitir a formação de uma lacuna entre seu companheiro de equipe no carro 81 e ele. Ao fazer isso, ele atrasou os carros atrás. Houve uma diferença significativa de velocidade entre o carro 4 e o carro 81 entre as curvas 10 e 13 (aproximadamente 50 km/h). O artigo 12.2.1.l do ISC refere-se a ‘qualquer violação dos princípios de justiça na competição, comportamento antidesportivo ou tentativa de influenciar os resultados de uma competição, de forma contrária à ética desportiva'”.

Após a corrida, o site Motorsport.com questionou o britânico, que disse não ter ideia do por que sofreu a penalização.

“A equipe não me disse, por isso não tenho ideia do motivo pelo qual sofri a penalização”, comentou Lando Norris.

Após receber a informação, o britânico falou: “Só me disseram para boxear três segundos antes da caixa. Naquela época, eu estava totalmente esgotado, então não faz sentido para mim. Há muitas vezes em que você vai devagar sob o VSC. Portanto, se eu receber uma penalidade hoje, também devo receber uma penalidade nos últimos três anos e todos os outros também. Mas não, eu não acho que fiz nada de errado”, finalizou o piloto.

Melhor prova de Lando Norris na temporada

A penalidade de tempo foi adicionada ao seu tempo de corrida no final da prova. Assim, Norris, que havia terminado em nono, ficou apenas com a 13ª posição. Vale observar que a penalização anulou os seus esforços para conseguir marcar pontos após uma ótima briga com Esteban Ocon da Alpine e Valtteri Bottas da Alfa Romeo.

Contudo, mesmo com o resultado, o jovem de 23 anos acredita que essa foi a sua melhor corrida até agora em 2023.

“Foi minha melhor corrida do ano, eu diria. Uma das minhas primeiras ultrapassagens do ano hoje, foi uma boa corrida. Perdi uma posição [para Piastri], mas recuperei. Todas as minhas ultrapassagens foram em curva fechada, estava muito confiante nas travagens. O ritmo foi bom, eu não diria que foi incrível, mas bom o suficiente para segurar o Alfa e o Alpine e ter a chance de pelo menos correr com eles”, disse Lando Norris.

Leave a Reply

Sair da versão mobile