Se existisse um prêmio para a maior surpresa do ano ou até para a maior “reviravolta”, a McLaren provavelmente levaria ele. Assim, a equipe inglesa iniciou a temporada de forma bem dramática, mas percebeu rapidamente que precisava de uma mudança drástica. Após isso, suas atualizações surtiram efeito e a McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri, conseguiu emergir regularmente como uma das principais adversárias da Red Bull.
Contudo, a equipe de Woking não conseguiu vencer um Grande Prêmio em 2023 (somente uma corrida sprint no Catar). Mesmo assim, Norris ainda considera a temporada mais do que bem sucedida, lembrando que seu time deu um grande passo à frente.
“Para nós, alcançar a Mercedes e a Ferrari, em termos de ritmo, estamos atrás deles há dois anos. Eles realmente não deram nenhum passo à frente, e nós demos um grande passo à frente, com muito mais coisas que sabemos que podemos melhorar. Portanto, acho que é um bom momento para nós”, comentou o britânico.
Lando Norris: “Estamos no caminho certo”
Por outro lado, o jovem piloto deixou claro que não tem certeza se a Red Bull pode ser alcançada ou até mesmo superada em 2024. Entretanto, ele ainda acha que a McLaren conseguiu encontrar a direção certa para o sucesso.
“Estou muito orgulhoso de toda a equipe, porque, como você disse, se você estivesse no Bahrein agora, eu olhava para frente e já temia a temporada. Por isso, você não esperava sair com sete pódios ou algo assim, e todos os grandes momentos que tivemos”, acrescentou Norris.
“Tenho de agradecer a equipe por tudo isso e pelo recorde mundial de pit stop, todas essas coisas. A equipe fez um trabalho incrível em muitas áreas. Talvez [Abu Dhabi] não tenha sido o fim de semana que queríamos para encerrar a temporada, mas, mesmo assim, estou orgulhoso e acho que estamos no caminho certo, por isso estou animado para o próximo ano”, finalizou Lando Norris.