Depois de 110 provas na Fórmula 1, enfim chegou a vez de Lando Norris. O britânico da McLaren venceu pela primeira vez na categoria neste domingo (5), na sexta etapa da temporada 2024 do campeonato.
No GP de Miami, Norris triunfou, com Max Verstappen em segundo lugar e Charles Leclerc em terceiro completando o pódio. A etapa no circuito de rua do Autódromo Internacional de Miami marcou também o fim do jejum da McLaren, que não ganhava desde Daniel Ricciardo no GP da Itália de 2021.
Na largada, Max Verstappen arrancou bem, enquanto Carlos Sainz assumiu por alguns segundos a vice-liderança. Mas o espanhol da Ferrari levou uma fechada de Sergio Pérez e os dois pilotos perderam postos para Charles Leclerc, que reassumiu o segundo lugar depois de travar na largada, além de Oscar Piastri que foi para terceiro.
Na quarta volta, Piastri conseguiu a ultrapassagem para cima de Leclerc e o australiano da McLaren assumiu a segunda colocação após pressionar o monegasco. Após investigação, a organização não constatou uma queima de largada de Pérez.
Enquanto isso, Nico Hulkenberg e Lewis Hamilton travavam uma disputa pela sétima posição, com o britânico ganhando o posto na décima volta. Ao mesmo tempo, o alemão da Haas passou a ser pressionado pelo companheiro de Hamilton na Mercedes, George Russell, que conseguiria a ultrapassagem duas voltas depois.
No início do segundo terço da corrida, Max Verstappen atropelou um pequeno cone na chicane, com o objeto parando no meio da pista. Assim, o safety car virtual entrou na volta 23, permanecendo por alguns segundos. Na sequência, o tricampeão mundial fez a sua parada.
Batida muda rumo de Lando Norris na prova
Na volta 29, Kevin Magnussen e Logan Sargeant colidiram e a Williams do norte-americano ficou na chicane. Como consequência, o safety car foi para a pista. Sargeant, que chocou a traseira de seu carro no muro, abandonou a prova, enquanto Magnussen levou uma punição de 10 segundos pela batida.
O acidente mudou o destino do GP de Miami, ocorrendo antes de Lando Norris realizar a sua parada, com o britânico da McLaren assumindo a liderança. Na relargada, Verstappen não conseguiu pressionar Norris, que passou a abrir distância para o automobilista da Red Bull.
Já Piastri e Sainz batalhavam pela quarta posição, com as rodas de ambos se tocando durante a disputa. Entretanto, o piloto da McLaren acabaria tendo problemas durante a luta com Sainz. Um toque no espanhol danificou a asa dianteira de Piastri e o australiano precisou ir para o box.
Nas voltas finais, Lando Norris não só foi administrando, como também ampliando a vantagem para Verstappen. O britânico desentalou o grito da garganta depois de seis temporadas na Fórmula 1, cruzando pela primeira vez a linha de chegada em primeiro com uma diferença de sete segundos para o holandês.
A próxma etapa da Fórmula 1 será o GP de Emilia-Romagna, em Ímola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari entre 17 e 19 de maio.