Menu
in

Lella Lombardi: Única mulher a pontuar na Fórmula 1

Em 1975, Lella Lombardi ficou em sexto lugar no GP da Espanha, se tornando a primeira mulher a pontuar na F1

Reprodução / vídeo Formula1.com

No último domingo (4), a Fórmula 1 visitou o GP da Espanha pela disputa da sétima etapa da temporada 2023. O tradicional Grande Prêmio está presente na categoria desde 1951, acumulando vários momentos históricos. Assim, foi justamente no país europeu que uma mulher, Lella Lombardi pontuou pela primeira vez na história da F1.

Em 1975, Lella Lombardi era a única mulher presente no grid de largada, dirigindo um March-Cosworth. No GP da Espanha, ela conseguiu assegurar a sexta posição, se tornando a primeira e única mulher a pontuar na Fórmula 1. Normalmente, a pilota italiana conquistaria um ponto, mas como a corrida foi interrompida em função de um grave acidente, ela ganhou apenas meio.

Por fim, vale lembrar que o acidente ocorreu com o Lola-Ford de Rolf Stommelen. Assim, o aerofólio traseiro se soltou e o carro atingiu alguns espectadores, ocasionando cinco mortes e a interrupção da prova.

Carreira de Lella Lombardi

Antes de entrar na Fórmula 1, Lella Lombardi chegou a passar por categorias de Turismo, Fórmula Ford e Fórmula 3, todas na Itália. Assim, a sua estreia na F1 ocorreu no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, no dia 20 de julho de 1974. Na ocasião, ela corria com um carro da Brabham, mas não era da equipe principal de Bernie Ecclestone, que naquela época tinha como pilotos o argentino Carlos Reutemann e o brasileiro José Carlos Pace, com modelos BT-44 e motor Cosworth. Por outro lado, Lella corria com um BT-42, mas também como motor da Cosworth.

Em 1975, a italiana conseguiu participar de 12 das 14 etapas, correndo pela equipe March-Cosworth (modelo 751), tendo como companheiro de equipe o alemão Hans Stuck. Inclusive, vale lembrar que Stuck não chegou a pontuar em nenhuma etapa de 1975. Portanto, Lella terminou à sua frente naquela temporada.

No ano seguinte, seu último ano na Fórmula 1, Lella Lombardi correu pela equipe RAM. Assim, a equipe disputou a categoria com um carro antigo da Brabham (modelo BT-44B, contra os BT-45 da escuderia oficial).

Leave a Reply

Sair da versão mobile