O ícone da Ferrari, Jean Alesi, afirmou que foram os atributos mentais de Sergio Pérez que lhe permitiram triunfar sobre Max Verstappen em Baku no domingo (30), e não uma habilidade inerente nos circuitos de rua.
O poderoso desempenho de Pérez no Azerbaijão consolidou de fato seu título como ‘rei das ruas’; isso porque todas as suas cinco vitórias na Red Bull ocorreram em circuitos de rua.
Alesi, no entanto, não está convencido com esse título. Ele alega que fatores mentais desempenharam um papel maior nas recentes vitórias do piloto mexicano do que uma habilidade natural. Há, segundo ele, elementos de que isso é verdade. Pérez cometeu um erro caro durante a qualificação para o Grande Prêmio da Austrália, sem o qual provavelmente estaria liderando o campeonato da Fórmula 1 deste ano.
Escrevendo em sua coluna para o Corriere Della Sera, Jean Alesi disse: “Sergio Pérez é forte nas pistas da cidade? Eu acho que não. Em vez disso, penso que na verdade alguns pilotos, quando se sentem em forma, são capazes de dar o seu melhor, com a intenção de provar o seu valor. Nesses momentos, eles se tornam imbatíveis e têm um desempenho acima do padrão habitual.”
Depois, Alesi também sugeriu uma semelhança entre os pares Red Bull Racing e Ferrari. “Eles são formados por pilotos que são capazes de dar o melhor de si em praticamente todas as circunstâncias, como Verstappen e Leclerc – e pilotos que nem sempre conseguem se expressar no mais alto nível, ou seja, Pérez e Sainz. Além disso, eles também podem oferecer corridas excepcionais como resultado de uma motivação psicológica especial”, analisou.
A próxima corrida da categoria é dia 7, domingo, às 16h30 (horário de Brasília), em Miami. Atualmente, Verstappen lidera o Campeonato de Pilotos, e a Red Bull Racing, o de Construtores.