Os xingamentos racistas a Vinícius Júnior no último domingo (21) continuam repercutindo, gerando debates e reflexões. Durante a derrota do Real Madrid fora de casa para o Valencia por 1 a 0, o atacante foi xingado de “macaco” pelos torcedores da equipe mandante no Estádio Mestalla. Diante da indignação demonstrada pelo jogador brasileiro na partida válida pela La Liga, muitas personalidades vêm prestando solidariedade ao atleta. Uma delas é Lewis Hamilton.
O piloto britânico costuma ser uma voz ativa na luta antirracista, além de apoiar a diversidade. Em seu Instagram, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 postou um story com a mensagem “Standing with you” (“Estou do seu lado”), marcando o perfil de Vinícius Júnior e reproduzindo uma imagem do atacante do Real Madrid e da seleção brasileira.
Lewis Hamilton fará homenagem a Vinícius Júnior
Dessa forma, o piloto da Mercedes irá ampliar o apoio a Vinícius Júnior. No Grande Prêmio de Mônaco neste domingo (28), o britânico promete utilizar uma camisa com dizeres parecidos com o da publicação em sua rede social. Na vestimenta, estará estampado “Standing with you brother”. Na tradução livre: “Estou com você irmão”.
Diante do episódio, o Valencia foi punido pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF) nesta terça (23). Assim, o clube terá o setor Sul do Estádio Mestalla interditado por cinco partidas. Além disso, precisará pagar uma multa de 45 mil euros (R$ 241 mil, na atual conversão). Já a expulsão de Vinícius Júnior no fim da partida foi anulada pela entidade.
Lewis Hamilton é o quarto colocado na atual temporada da Fórmula 1, com 56 pontos. O britânico da Mercedes está atrás da dupla da Red Bull. Assim, o holandês Max Verstappen lidera com 119 pontos, contra 105 do mexicano Sergio Pérez. Na terceira posição, aparece o espanhol Fernando Alonso. O veterano bicampeão mundial da Aston Martin soma 75 pontos.