Durante a sessão do Q2, Lewis Hamilton não teve um de seus melhores dias. O piloto da Mercedes caiu para o 11º lugar, ao ser rebaixado pelos concorrentes Nico Hulkenberg, da Haas, e Oscar Piastri, da McLaren. O cenário fez o britânico reclamar no rádio, dizendo haver “algo errado” com o seu carro.
Enquanto Hamilton teve um desempenho abaixo do esperado, seu companheiro de equipe, George Russell, classificou em quarto lugar no Q3.
Mas, em resumo, ambos os pilotos enfrentaram problemas durante toda a temporada com o Mercedes W14. O carro tem passado pouca confiança e isso, por muitas vezes, fez Hamilton vir a público para cobrar melhor desenvolvimento no auto.
Contudo, a situação se agravou durante o treino de classificação, ontem, sábado (25), para o GP de Abu Dhabi. A sessão aconteceu ao entardecer, em uma pista fria, e Hamilton pontuou que algo de errado estava acontecendo com o carro.
“É mais inconsistente do que nunca”, iniciou o piloto, segundo o portal Motorsport.com. “É só subir e descer por curva, desde o momento em que você pisa no freio, que você vira, no momento em que você atinge o ápice…”, prosseguiu inconformado.
“Extremamente desequilibrado e muito difícil prever o que vai acontecer. Apenas um carro muito imprevisível. Mas tem sido o mesmo o ano todo.”, criticou a qualidade do carro da Mercedes.
Ao ser questionado se sentia um “alívio” por não ter mais que disputar a classificação com o W14, Hamilton ligou o ‘modo sincerão’: “Eu não diria que estou aliviado, mas estou definitivamente feliz que está quase acabando”.
Assim como Hamilton, Toto Wolff está “feliz” com a última classificação de 2023
Chefe de equipe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff disse à Sky Sports F1, segundo o Motorsport.com, que estava “farto” de ter que explicar a razão do W14 ser “extremamente inconsistente”.
“Estou farto de ter explicações para o porquê de não ter corrido bem”, disse. “Estávamos bem no calor, não estávamos no frio. Nos dias anteriores, foi o contrário”, explicou Wolff.
Por fim, Wolf seguiu o mesmo discurso de Lewis Hamilton: “Estou feliz que esta foi a última classificação da temporada e vamos vir [no próximo ano] com um carro novo.”, conclui o chefe de equipe da Mercedes na F1.