O piloto Lewis Hamilton usará novamente um capacete arco-íris no Grande Prêmio de Fórmula 1 do Catar neste fim de semana. Seu gesto é um símbolo do apoio aos direitos LGBTQ+.
Hamilton já usou um capacete pintado com a bandeira do arco-íris quando a Fórmula 1 correu pela última vez no Catar, há dois anos. “É sempre bom aumentar a conscientização sobre as coisas, mas é mais sobre o trabalho que é feito em segundo plano e as conversas que você continua tendo”, disse o atleta da Mercedes.
“É uma máquina muito grande para mudar. É um país inteiro que é muito jovem. O Ocidente levou muito, muito tempo para chegar onde está. Tudo o que podemos fazer é tentar ser positivos quando chegarmos a esses lugares e aproveitar a oportunidade. É por isso que continuo a usar a bandeira aqui”, acrescentou.
“Em 2021 foi estressante porque eu não sabia como o país reagiria. Mas foi incrível quando conheci pessoas que estão extremamente gratas por utilizar a plataforma para algo assim, para que se sintam incluídas. Como esportistas, temos de continuar a trabalhar na nossa inclusão. A diversidade continua a ser um problema”, concluiu.
O uso da bandeira do arco-íris para apoiar os direitos LGBTQ+ foi, aliás, uma controvérsia recente quando o Catar sediou a Copa do Mundo 2022.