O piloto neozelandês Liam Lawson, de 22 anos, pode estar de malas prontas para deixar a Red Bull, segundo o site especializado SoyMotor. De acordo com a publicação, Lawson tem em seu contrato com a equipe uma cláusula que permite que ele negocie sua saída até setembro de 2024 caso não a Red Bull não exerça o direito à prioridade de mantê-lo no time.
Como teve o nome especulado pelo Audi, equipe que comprou a Sauber, e que deve chegar à Fórmula 1 em 2025 com força, tudo indica que o piloto estaria apenas esperando uma posicionamento final da Red Bull para acertar sua mudança.
Lawson não quer perder a chance de estar presente no grid da Fórmula 1 em 2025. Em 2023, ele substituiu bem Daniel Ricciardo, quando este teve de se afastar das pistas por quatro Grande Prêmios em razão de uma fratura na mão.
Hoje, Helmut Marko, consultor da Red Bull e um dos principais nomes da direção da equipe, disse que Daniel Ricciardo não tinha vaga garantida para a temporada de 2025.
Portanto, tudo indica que a permanência ou não de Lawson na Red Bull vai depender da performance de Ricciardo até setembro, ou seja, nos Grandes Prêmios da Holanda, Itália, Azerbaijão e Singapura.
Somente com um desempenho muito impactante nessas corridas, Ricciardo seria capaz de convencer a cúpula da Red Bull a mantê-lo na próxima temporada.
O experiente piloto australiano, por sua vez, disse que não acredita que esse seja o momento de sair da Fórmula 1. Segundo ele, os novatos terão de esperar.
Já Liam Lawson, caso a Red Bull não se decida, certamente vai exercer seu direito de mudar de equipe.
Helmut Marko, aliás, já deixou claro que não pretende “emprestar” o jovem Liam Lawson para outra equipe para que ele ganhe mais experiência. O piloto de 22 anos, que também foi alvo da Williams.
Na Red Bull, apenas Yuko Tsunoda, Sergio Pérez e Max Verstappen têm contratos já assinados para a temporada 2025. Daniel Ricciardo, no entanto, não teve essa situação resolvida.
A disputa entre Ricciardo e Lawson, tem mais um componente: correndo por fora está o ainda mais jovem Isack Hadjar, de 19 anos, promessa da equipe na Fórmula 2.