Menu
in

Madri revela negociações para voltar ao calendário da Fórmula 1 com circuito de rua

Atualmente o GP da Espanha é disputado na cidade de Montmeló, em Barcelona, que tem contrato com a Fórmula 1 até 2026

Madri, Fórmula 1

Europa Press / Divulgação

A cidade de Madri, capital da Espanha, abriu conversas para voltar ao calendário da Fórmula 1 futuramente. A informação foi confirmada pelo prefeito do município, José Luis Martínez-Almeida, durante o Europa Press Madrid Breakfast. De acordo com o político, as negociações avançam “razoavelmente bem”.

O poder público madrilenho e a IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid) apresentaram uma proposta ao CEO da F1, Stefano Domenicali. A princípio, a ideia para o retorno de Madri ao calendário da categoria seria com um circuito de rua. O traçado estudado incluiria o recinto da feira, localizado no distrito de Barajas, e vias urbanas do entorno. 

As negociações para ter um GP em Madri estão indo razoavelmente bem. É um dos grandes eventos que existem e as cidades se medem por suas capacidades de atraírem grandes eventos”, disse José Luis Martínez-Almeida. 

Segundo o prefeito, as tratativas estão sendo intermediadas pela IFEMA “há alguns meses”, contudo, há pouco detalhes a serem revelados. Sem prazo para que as negociações sejam concluídas, ainda não é possível saber quando Madri entraria no calendário da categoria. E para Martínez-Almeida, não dá nem para apontar qual a porcentagem de sucesso nas conversas.

Embora o discurso ainda seja cauteloso, o jornal espanhol Marca apontou a possibilidade do GP da Espanha ser disputado em Madri a partir de 2027. De acordo com a publicação, esse cenário seria possível porque o contrato do circuito de Barcelona, realizado em Montmeló, termina no ano anterior, em 2026. 

A chance de Madri entrar no calendário da F1 com Barcelona é considerada improvável. Entretanto, não está completamente descartada a possibilidade das cidades se alternarem anualmente.

Cidade de Madri na Fórmula 1:

Se as negociações forem concluídas com sucesso, a cidade de Madri irá voltar ao calendário da Fórmula 1 após mais de 40 anos. O último GP disputado na capital da Espanha aconteceu em 1981, no circuito de Jarama. A prova foi vencida por Gilles Villeneuve, com Jacques Laffite e John Watson completando o pódio. Ademais, a corrida contou com os brasileiros Chico Serra e Nelson Piquet, que terminaram a prova em 11º e 20º, respectivamente. 

O circuito de Jarama ainda recebeu as edições de 1968, 1970, 1972, 1974 e 1976–1979 do GP da Espanha. Depois disso, o país voltou ao calendário da Fórmula 1 em 1986, mas com o autódromo de Jerez de La Frontera, na região da Andaluzia. O circuito recebeu o GP da Espanha entre 1986 e 1990 e o GP da Europa em 1994 e 1997. 

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile