O consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, disse que “as coisas podem mudar rapidamente” em relação às chances de Liam Lawson de garantir uma vaga na Fórmula 1 em 2024 com a AlphaTauri.
Em meio a um ano difícil para AlphaTauri, que chegou ao último lugar do Campeonato de Construtores, o piloto Nyck de Vries foi demitido no meio de sua temporada de estreia. O holandês foi substituído por Daniel Ricciardo, que retornou à Red Bull no início deste ano após ser expulso da McLaren no final de 2022.
No entanto, o retorno de Ricciardo foi interrompido por um acidente grave no TL3 do Grande Prêmio da Holanda, que o viu sofrer uma fratura na mão esquerda, colocando-o de lado
Marko confirmou comentários feitos pelo chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, que afirmou que é improvável que o australiano retorne antes do Grande Prêmio do Catar, em outubro. Quando questionado pela ServusTV sobre um cronograma para a ausência de Ricciardo, Marko falou:
“Infelizmente, é uma fratura bastante complicada. A suposição é de seis semanas e não queremos correr nenhum risco com isso. Felizmente encontramos um ótimo substituto em Liam Lawson. Espero que ele (Ricciardo) consiga correr novamente no Qatar o mais rápido possível. Singapura e Suzuka são especialmente duas corridas mais difíceis para a mão.”
Marko está gostando das atuações do substituto de Ricciardo
Ou seja, a lesão de Ricciardo proporcionou uma oportunidade para o piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson, se apresentar e embarcar em sua primeira corrida no Grande Prêmio de F1. O piloto sobreviveu a condições mistas em Zandvoort com corrida limitada para chegar à bandeira quadriculada antes de perder por pouco o top 10 em Monza, tendo também se qualificado a um décimo do companheiro de equipe Yuki Tsunoda.
O jovem de 21 anos está atualmente em segundo lugar na classificação, oito pontos atrás de Ritomo Miyata, com apenas uma rodada dupla em Suzuka – casa do Grande Prêmio do Japão de F1 – pela frente. Sem nenhum dos assentos da AlphaTauri na F1 em 2024 confirmados ainda, Marko deixou a porta aberta para a possibilidade de Lawson transformar sua posição atual em permanente.
“Lawson está conosco há algum tempo e é um verdadeiro neozelandês, assim como Denny Hulme e Bruce McLaren. Ele assume uma postura dura, mas inteligente nas batalhas. Ele realmente é um grande piloto para o futuro. Ele poderia ter conquistado pontos (em Monza) se sua estratégia tivesse sido boa na AlphaTauri. Infelizmente temos que observar isso.”
“Ele está agora em segundo lugar na Super Fórmula no Japão – uma classe muito difícil. Esses carros são mais rápidos do que na Fórmula 2, mas por ser no Japão, não há muita atenção nisso aqui. Talvez ele ainda possa vencer lá. Se ele vai estar de carro (em tempo integral) ou será piloto reserva? Como já vimos, as coisas podem avançar rapidamente e só temos quatro lugares.”