AlphaTauri deve passar por outra mudança de nome de equipe para a temporada de Fórmula 1 de 2024. No próximo ano, haverá uma mudança de liderança na equipe, com Laurent Mekies e Peter Bayer substituindo Franz Tost, como revelou Helmut Marko.
No entanto, as mudanças serão muito mais profundas, conforme dito pelo consultor da equipe da Red Bull. Além das mudanças na liderança da equipe, a AlphaTauri assumirá uma nova identidade pela segunda vez em quatro anos.
A equipe irmã da Red Bull funcionou como Toro Rosso de 2006 a 2019, antes de ser renomeada para AlphaTauri em 2020. Além do novo nome, AlphaTauri deve se aproximar da filosofia de design da Red Bull no próximo ano, em meio ao início dominante da equipe de Milton Keynes na campanha de 2023.
Os regulamentos da F1 proíbem as equipes de compartilhar dados diretamente para replicar um carro, mas as equipes podem tentar imitar os conceitos de seus rivais. Tanto a equipe Red Bull quanto a AlphaTauri usam o motor Red Bull Powertrains, uma divisão que foi criada após a saída da Honda no final de 2021.
A AlphaTauri também ainda não confirmou sua formação de pilotos para o próximo ano. Atualmente, está escalando Yuki Tsunoda em seu terceiro ano ao lado do novato Nyck de Vries. Embora Tsunoda tenha impressionado com suas pilotagens este ano, algumas das performances de de Vries deixaram seu futuro na F1 além de 2023 em questão.
Veja o que disse Helmut Marko sobre a AlphaTauri
“AlphaTauri terá dois novos líderes em 2024, Laurent Mekies e Peter Bayer. Haverá novos patrocinadores e um novo nome. A direção é clara: seguir a Red Bull Racing até onde o regulamento permitir. Projetos próprios são o caminho errado a seguir.”
“Basicamente, Tsunoda está fazendo uma temporada muito boa com resultados infelizes e penalidades, mas o desempenho está bom. Com Nyck de Vries, no entanto, não estamos satisfeitos, estamos olhando para isso também.”