O brasileiro Felipe Massa acionou o Tribunal Superior de Londres para processar a Fórmula 1, a Fia e o ex-presidente da categoria, Bernie Ecclestone. A notícia foi compartilhada pelos advogados do piloto nesta segunda-feira (11).
Massa reivindica o título de 2008, quando foi superado por Lewis Hamilton no final da temporada. O brasileiro alega que foi prejudicado pelo acidente de Nelsinho Piquet, na etapa de Cingapura. Na ocasião, o ex-piloto da Renault recebeu ordens da equipe para colidir o seu carro. Enquanto Fernando Alonso foi beneficiado com a vitória após a entrada do safety-car, Massa acabou prejudicado em sua disputa pela taça.
A polêmica voltou a tona em uma declaração de Bernie Ecclestone, onde o ex-mandatário da Fórmula 1 afirmou que sabia do escândalo em Cingapura. Este fator estimulou Felipe, que buscou a Justiça para reivindicar os seus direitos.
Processo de Felipe Massa
A defesa de Felipe Massa, representada pelo escritório Vieira Rezende Advogados, alega que o brasileiro obteve perdas financeiras e o título por um ponto. O brasileiro reivindica o valor de 64 milhões de libras (82 milhões de dólares), com a inclusão de juros.
“Eu sempre disse que lutaria até o fim. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, vamos buscar a correção dessa injustiça histórica nos tribunais”, declarou Felipe.
“A questão está com meus advogados eles estão completamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça seja feita pelo esporte.” completou o piloto.
FOM e Fia não se pronunciaram
A Formula One Management (FOM) e a FIA não se pronunciaram após a decisão de Felipe Massa. A Reuters tentou localizar o registro do processo do piloto brasileiro no sistema do Tribunal Superior de Londres, mas não obteve sucesso.
O questionamento de Felipe Massa está associado a possíveis violações impostas pela FIA. Para o brasileiro, a entidade deveria ter anulado o resultado da corrida de Cingapura.
A base do processo são algumas declaração de Bernie Ecclestone em entrevistas. O ex-chefão da Fórmula 1 teria dito que não “havia informações suficientes na época para investigar a questão”. Na sequência, Bernie declarou que “Massa teria sido campeão mundial” e encerrou dizendo que Felipe “foi privado do título que ele merecia”.