Menu
in

Max Verstappen critica asfalto do Circuito das Américas: “Não está no nível da Fórmula 1”

Tricampeão mundial, Max Verstappen venceu mais uma etapa da Fórmula 1 ontem (22), no GP dos Estados Unidos

Red Bull

Divulgação

O GP dos Estados Unidos em Austin, no Texas, seguiu à risca o script da temporada 2023 na Fórmula 1. Com o tricampeonato confirmado com antecedência, Max Verstappen venceu mais uma neste domingo (22). O holandês da Red Bull obteve a sua 15ª vitória em 18 etapas do ano, representando 83,3% de aproveitamento.

Mesmo com mais um triunfo, Max Verstappen fez reclamações contra o Circuito das Américas. A situação do autódromo norte-americano chamou a atenção de forma negativa de vários pilotos da Fórmula 1.

A qualidade da superfície da pista foi questionada pelos automobilistas. Tanto que Lewis Hamilton e Charles Leclerc seriam desclassificados em inspeção logo após a prova por desgaste nas pranchas dos veículos.

A nota oficial divulgada pela FIA para justificar as punições reconheceu os problemas no asfaltamento do circuito. “O alto desgaste nas pastilhas foi provavelmente resultado da combinação única da pista acidentada“, diz trecho do texto da Federação Internacional de Automobilismo.

“Local é mais adequado para rali”, ironizou Max Verstappen

Max Verstappen engrossou o coro contra a superfície do Circuito das Américas. “No momento parece que é mais adequado para um carro de rali“, opinou o holandês. “Fiquei pulando e saltando. Em um carro de Fórmula 1, você provavelmente nem perceba isso, porque estamos colados ao chão por causa do downforce, mas os solavancos e saltos que temos em alguns lugares são demais. Não acho que seja no nível da F1“, avaliou o tricampeão.

O piloto da Red Bull, ao mencionar a expressão downforce, se referiu à força aerodinâmica vertical descendente criada pelo ar que se move sobre a carroceria, que empurra o carro para baixo.

Adoro esta pista, honestamente, o traçado é incrível, mas definitivamente precisamos de um novo asfalto“, concluiu Max Verstappen.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile