O atual tricampeão da Fórmula 1, Max Verstappen, foi o mais rápido, na primeira sessão de treino livre (TL1) para o Grande Prêmio do Japão. O piloto cravou 1:30.056 e foi 0.181 centésimos de segundo mais rápido que o vice-líder: o companheiro de equipe, Sergio Pérez.
“Foi um bom começo para nós. O equilíbrio estava bom. É sempre a melhor maneira de começar o fim de semana”, iniciou o holandês.
Max Verstappen também destacou que a prova deve ser mais equilibrada neste ano, quando comparada a 2023. “Mas todos parecem um pouco mais próximos em comparação”, acrescentou.
A Red Bull Racing (RBR) não participou da segunda sessão de treino livre. Uma forte chuva atingiu o circuito de Suzuka. Apenas 13 pilotos competiram. O australiano Oscar Piastri (McLaren) foi o mais veloz.
“Não pudemos fazer nada no segundo treino; ainda temos algumas coisas para analisar e tentar. No geral, estou bastante feliz com o treino desde o primeiro momento”, finalizou Max Verstappen.
O conselheiro da escuderia taurina, Helmut Marko, também avaliou as sessões. De acordo com ele, a RBR atualizou os carros dos pilotos Max Verstappen e Sergio Pérez.
“Estamos felizes com os resultados iniciais. É um pacote abrangente e funciona muito bem. Atualmente, está fazendo o que esperamos que faça”, declarou.
O Grande Prêmio do Japão recomeça nesta sexta (5), às 23h30 (horário de Brasília), com a realização do TL3.
O treino classificatório está marcado para ocorrer na madrugada de sábado (6), às 3h. Já a corrida será disputada no domingo (7), a partir das 2h.
Fórmula 1: veja a classificação
Campeonato de pilotos
- Max Verstappen (Red Bull) – 51 pontos
- Charles Leclerc (Ferrari) – 47 pontos
- Sergio Pérez (Red Bull) – 46 pontos
- Carlos Sainz (Ferrari) – 40 pontos
- Oscar Piastri (McLaren) – 28 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 27 pontos
- George Russell (Mercedes) – 18 pontos
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 16 pontos
- Lance Stroll (Aston Martin) – 9 pontos
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 8 pontos
- Yuki Tsunoda (Visa RB) e Oliver Bearman (Ferrari) – 6 pontos
- Nico Hulkenberg (Haas) – 3 pontos
- Kevin Magnussen (Haas) – 1 ponto
- Alex Albon, Logan Sargeant (ambos da Williams), Guanyu Zhou, Valtteri Bottas (ambos da Kick Sauber), Daniel Ricciardo (Visa RB), Esteban Ocon e Pierre Gasly (ambos da Alpine) – 0 pontos
Campeonato de construtores
- Red Bull – 97 pontos
- Ferrari – 93 pontos
- McLaren – 55 pontos
- Mercedes – 26 pontos
- Aston Martin – 25 pontos
- Visa RB – 6 pontos
- Haas – 4 pontos
- Williams, Kick Sauber e Alpine – 0 pontos