Chegamos ao último fim de semana de Fórmula 1 em 2023 com os campeonatos já definidos, resultando na dobradinha de RBR e Max Verstappen. Dessa forma, o clima de despedida toma a categoria, mas as atenções já se voltam ao próximo ano.
Assim, uma das dúvidas que pairam no ar é se alguma equipe voltará a rivalizar com a Red Bull e seus pilotos ou teremos mais um ano de domínio austríaco na F1.
Apesar de Charles Leclerc ameaçar por um tempo o triunfo de Max Verstappen em 2022, apenas Lewis Hamilton, no ano anterior, rivalizou de fato com o neerlandês. Na ocasião, o título de Vespa veio de forma emocionante na última volta da temporada.
Desde então, mídia e fãs criam alimentam uma rivalidade entre os dois pilotos. No entanto, o desempenho abaixo do esperada da Mercedes nos últimos dois anos não ajudaram Hamilton a se manter verdadeiramente na briga com o agora tricampeão Verstappen.
Max Verstappen fala superioridade e rivalidade
Em recente entrevista ao Telegraaf, Max falou sobre o seu momento de soberania e demonstrou entender que seu desempenho na temporada de 2023 foi então histórico: “Não houve muitas temporadas na história que tenham sido assim“.
O piloto da RBR também demonstrou acreditar ser o melhor piloto da atualidade: “Acho que você tem de acreditar em si mesmo. Para mim, essa é a máxima mais importante. Minha abordagem sempre foi a de que posso vencer qualquer um“.
Em relação à rivalidade com Lewis, o neerlandês pensa diferente de grande parte dos fãs de Fórmula 1 e prefere que sua soberania e a de sua equipe se mantenham pelos próximos anos.
“Não preciso passar novamente por um ano tão estressante como foi o de 2021. Gosto mais da forma como as coisas estão acontecendo agora, da maneira como nos comportamos como equipe nesta temporada“.
Max Verstappen e Lewis Hamilton retornam às pistas no próximo domingo (26), às 10h (horário de Brasília), para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o último desta temporada. Todo o fim de semana de Fórmula 1 terá então como palco o Circuito de Yas Marina.