Boas notícias para Max Verstappen e seus fãs: a Red Bull não baixará a guarda em busca de manter sua atual hegemonia em 2024. Para muitos, aceitar encarar uma temporada mais acirrada do que as últimas, devido à busca contínua por evolução das equipes rivais, poderia ter sido uma estratégia viável para a escuderia austríaca.
No entanto, ao menos os primeiros testes realizados no Bahrein durante a última semana deixaram claro que esta não é a intenção da atual bicampeã seguida do Mundial de Construtores da Fórmula 1.
Apesar da pressão crescente da concorrência após alguns dias, os primeiros testes na pré-temporada sugeriram que a RBR realmente fez mais modificações do que o esperado em seu carro. Essas alterações têm como objetivo melhorar o desempenho e fazer do RB20 tão imbatível e inovador quanto seu antecessor.
Leia também:
-Red Bull copiará a Mercedes? Especialista faz análise completa do RB20
No entanto, para que este plano de domínio da temporada realmente dê certo, será preciso que Max Verstappen e Sergio Pérez estejam totalmente alinhados com o desempenho que o carro pode entrega-los. Pelo que já conhecemos do neerlandês, ele não deve enfrentar dificuldades em executar essa tarefa.
“No momento, só temos que observá-los e ver como eles se comportam. Acho que 19 pilotos no paddock agora vão pensar que não vão ganhar o campeonato“; disse assim o bicampeão mundial Fernando Alonso, ao se referir a Verstappen e a Red Bull durante os testes no Bahrein, segundo matéria do portal RacingNews365.
Red Bull e Max Verstappen mantém “os pés no chão”
Apesar da expectativa criada pelo ótimo desempenho no Bahrein durante a última semana, piloto e equipe não estão se vangloriando muito ainda. Os tempos de volta durante os testes não são indicativos definitivos, e a Ferrari, por exemplo, também demonstrou um desempenho bastante sólido. Há uma dose de desafio nisso, porém, é impossível ignorar o fato de que a Red Bull parece ser a referência em 2024.
Os sorrisos evidentes nos rostos de Verstappen – que mais uma vez parecia estar bastante relaxado -, Helmut Marko e seu engenheiro Gianpiero Lambiase dizem tudo. Os sinais são encorajadores e isso representa um grande passo. Isso porque no volante do RB20 estará o responsável por 19 das 21 vitórias da Red Bull em 2023.
Sem oposição a Verstappen?
Por fim, é inevitável perceber que todos os sinais apontam para a possibilidade de que a próxima temporada seja mais um ano de domínio para Max Verstappen. No entanto, ainda há a possibilidade de que se Sergio Perez cumpra sua promessa e demonstre um desempenho melhor, já que ele terá o mesmo carro que o tricampeão mundial.
Além disso, se a Ferrari seguir evoluindo, certamente também poderá competir em alguns momentos. Nesse sentido, Vespa deve esperar um grande desafio em busca de repetir as 19 vitórias do último. Essa marca, porém, claramente não parece impossível de ser alcançada.