Em fim de semana sem GP na Fórmula 1, um dos assuntos que movimentou a categoria foi o novo regulamento para 2026. Como de costume, as atualizações nas regras e conformidades dividem opiniões.
Quem falou recentemente sobre o assunto foi Max Verstappen, da Red Bull. Após analisar a questão dos motores e baterias, o holandês sugeriu uma redução no peso dos carros.
O novo regulamento tirará um total de 30kg dos veículos, uma solicitação antiga dos pilotos da Fórmula 1. Na opinião do atual tricampeão, a diminuição poderia ser bem maior.
“Mesmo agora, algumas equipes estão acima do peso. Eu sei que as dimensões mudam um pouco, mas não tenho certeza de que 30kg é o cenário perfeito. Precisa de pelo menos 100kg a 150kg. No momento como estão as coisas, com certeza não é possível. Mas isso também tem relação com o motor e a bateria, são muito pesados e compridos. No momento é uma ilusão, mas definitivamente é o que precisamos, para tornar mais ágil e provavelmente mais divertido”, opinou em entrevista ao portal Motorsport.com.
Pode-se dizer que a última mudança de regulamento, em 2022, “favoreceu” Verstappen. Se no ano anterior foi campeão na corrida derradeira do calendário, venceu com muita facilidade nas duas temporadas seguintes. Na atual, faturou sete das nove corridas até agora.
Temporada da Fórmula 1
Em busca do tetracampeonato, o holandês da Red Bull lidera na classificação dos pilotos com 194 pontos. O 2º colocado é Charles Leclerc, da Ferrari, com 138.
Os competidores voltam às pistas somente no próximo final de semana, entre os dias 21/06 e 23/06, para o GP da Espanha.