Menu
in

Max Verstappen reclama de formato sprint: “Sempre muito caótico”

Durante o fim de semana do GP da Bélgica, Max Verstappen deixa claro que não gosta das corridas sprints

Max Verstappen sofreu lesão durante GP da Inglaterra; saiba mais

Reprodução/Red Bull

Apesar da possibilidade de acumular mais pontos neste fim de semana de Fórmula 1, graças á corrida sprint, Max Verstappen parece não gostar muito do formato.

Após experiências em 2021 e 2022, a Fórmula 1 optou por assim ampliar para seis os finais de semana no formato sprint nesta temporada.

Resumidamente, essas corridas são provas mais curtas, onde o número de voltas equivale à distância percorrida de 100 km do circuito, com o limite de uma hora de prova.

No entanto, o atual campeão da categoria, enquanto analisava seu desempenho nas voltas de classificação, junto a diversos meios de comunicação, declarou que esse formato tende a prejudicar todo a preparação para a corrida principal.

Com esse tipo de formato sprint, quando você tem apenas um treino livre, mesmo que a pista esteja totalmente seca, ainda é um pouco imprevisível, e isso torna tudo sempre muito caótico“; opinou.

O piloto da RedBull Racing foi além em sua avaliação: “É por isso que eu nunca gosto desse tipo de fim de semana, porque você simplesmente não tem tempo e, quando comete um erro, fica preso a ele pelo resto do fim de semana, acho que não deveria ser assim“.

Analisando o motivo por trás da decisão da FIA, Max acredita que o que lhe incomoda seja o real motivo pelo qual as corridas sprints foram implementadas, visando assim aumentar a competitividade ao decorrer da temporada.

“Acho que eles implementaram isso por esse motivo específico, para que haja um pouco mais de caos e as pessoas não consigam acertar“; avaliou o automobilista.

Max Verstappen larga em 6º no domingo

Por conta do fim de semana em formato sprint, a prova de classificação para a corrida na Bélgica ocorreu nesta sexta-feira (28).

Apesar de conquistar o melhor tempo nas voltas rápidas, Max Verstappen sofreu uma punição e perdeu cinco posições no grid. O motivo foi o fato do piloto neerlandês exceder o limite de quatro trocas de caixa de câmbio.

Com a punição de Max, Charles Leclerc, da Ferrari, foi quem ficou com a pole position. Logo atrás do monegasco, vem o companheiro do “holandês voador” na RBR, Sérgio Pérez.

Lewis Hamilton, da Mercedes, fecha o “pódio provisório” deste fim de semana, sendo seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, Oscar Piastri, da McLaren, e o rival Max Verstappen, da Red Bull.

Confira então abaixo o grid de largada completo:

  1. Charles Leclerc (Ferrari) – 1m46s988
  2. Sergio Pérez (RBR) – 1m47s045
  3. Lewis Hamilton (Mercedes) – 1m47s087
  4. Carlos Sainz (Ferrari) – 1m47s152
  5. Oscar Piastri (McLaren) – 1m47s365
  6. Max Verstappen (RBR)* – PUNIDO
  7. Lando Norris (McLaren) – 1m47s669
  8. George Russell (Mercedes) – 1m47s805
  9. Fernando Alonso (Aston Martin) – 1m47s843
  10. Lance Stroll (Aston Martin) – 1m48s841
  11. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – Q2
  12. Pierre Gasly (Alpine) – Q2
  13. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Q2
  14. Esteban Ocon (Alpine) – Q2
  15. Alexander Albon (Williams) – Q1
  16. Kevin Magnussen (Haas) – PUNIDO
  17. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – Q1
  18. Logan Sargeant (Williams) – Q1
  19. Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – Q1
  20. Nico Hulkenberg (Haas) – Q1

Por fim, Max Verstappen e sua RBR voltam hoje (29) às pistas de Spa-Francorchamps, pela corrida sprint, que ocorre às 12h05 (horário de Brasília). Após isso, o grid da categoria se prepara então para largar às 10h (horário de Brasília) deste domingo (30), pela corrida principal do GP da Bélgica.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Leave a Reply

Sair da versão mobile