Detentor de uma temporada irretocável com a Red Bull, o holandês Max Verstappen foi o vencedor do Prêmio de Piloto Internacional de 2023 da Autosport. A honraria apresentada pela Pirelli teve votação dos fãs nas plataformas digitais.
Vencedor de incríveis 19 das 22 corridas realizadas no ano, Max Verstappen quebrou diversas marcas com a hegemonia protagonizada na Fórmula 1, faturando o tricampeonato da categoria de forma antecipada, restando seis corridas para o término do ano, algo que também se tornou histórico.
Os leitores da revista elegeram Max Verstappen como o melhor piloto de corrida de 2023 no pleito com o experiente Fernando Alonso, o campeão da IndyCar, Alex Palou, e do vencedor da temporada na Fórmula E, Jake Dennis.
A honraria existente desde 1982 tem como objetivo premiar pilotos profissionais que competem à nivel internacional nas principais categorias do automobilismo. A exemplo dos três títulos na Fórmula 1, essa foi a terceira vez que Max Verstappen ficou com o prêmio, que teve o anúncio oficial neste domingo (03), no Autosport Awards em Grosvenor House em Park Lane.
Em função de compromissos, o piloto da Red Bull não pôde marcar presença na cerimônia, haja visto que estava no Japão no Honda Thanks Day. Por meio de vídeo gravado, o holandês agradeceu à RBR pelos esforços em desempenhar uma temporada histórica e de domínio puro.
Além da categoria geral, vencida por Max Verstappen, o prêmio ainda contemplou outros pilotos em classes distintas como Piloto de Rally do Ano, Piloto de Competição Britânica do Ano, Estreante do Ano, Carro de Competição Internacional do Ano e Piloto Nacional do Ano.
Max Verstappen em números (2023)
19 vitórias e 21 pódios
575 pontos conquistados
10 vitórias consecutivas
1.003 voltas lideradas em 1.325 possíveis
12 vitórias como pole position
4 vitórias em Sprints Races
100% de provas concluídas no ano