Campeão da Fórmula Indy em 2021, Álex Palou busca recuperar o título que não conseguiu no ano passado na categoria. Mas ao mesmo tempo em que lidera a competição nesta temporada pela Chip Ganassi Racing, o piloto espanhol de 26 anos testará pela primeira vez um modelo McLaren da Fórmula 1 em 2023.
Conforme o previsto no acordo de renovação de Álex Palou com a Chip Ganassi, o espanhol segue com “a oportunidade de testar carros em séries de corrida separadas, desde que não entre em conflito direto com seus compromissos na IndyCar”.
Dessa forma, Álex Palou estará no cockpit de um carro de Fórmula 1 pela primeira vez nesta temporada. De acordo com o portal Soymotor, o piloto espanhol da Fórmula Indy e reserva da McLaren viajou para a Hungria nesta quinta-feira (08) para realizar um teste privado com o modelo 2021 MCL35M, no circuito de Hungaroring.
Anteriormente, Palou já havia testado o mesmo carro no Circuito de Barcelona-Catalunha na Espanha e no Red Bull Ring na Áustria no final do ano passado. O atual líder da Indy também participou dos treinos livres para o GP dos Estados Unidos no Texas com o MCL36, em outubro de 2022. Desde então, Álex Palou não tinha mais voltado a pilotar um McLaren utilizado na Fórmula 1.
Álex Palou poderá se dedicar integralmente à McLaren a partir de setembro
Segundo o portal espanhol Marca, esta sessão na Hungria será a única agendada, antes de Palou assumir o cargo de piloto reserva da McLaren a partir de setembro, quando se encerra a temporada atual da Fórmula Indy. Nesse sentido, o espanhol só conseguiu marcar presença na Fórmula 1 durante o GP de Miami no mês passado, já que a prioridade firmada com a Chip Ganassi é a IndyCar.
Alias, Álex Palou faz uma grande temporada na categoria. Afinal, o espanhol é o líder da Fórmula Indy com 273 pontos e duas vitórias em sete corridas no campeonato. Inclusive, venceu a etapa mais recente, o GP de Detroit, no último domingo (04). Contudo, seu destino para o próximo ano ainda é desconhecido.