O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, revelou que a equipe parou de se concentrar no desenvolvimento de seu carro atual e voltou 100% da atenção para trabalhar no próximo ano.
Depois de começar a temporada de 2023 na defensiva, em meio à admissão de que havia perdido as metas de desenvolvimento de seu carregador MCL60, a McLaren ressurgiu desde a introdução de uma série de atualizações no meio da temporada. As novas peças permitiram à equipe britânica competir na batalha pelo segundo lugar atrás da dominante equipe Red Bull, com Lando Norris conquistando pódios sucessivos nos Grandes Prêmios da Inglaterra e da Hungria.
Questionada sobre a estratégia da McLaren quando se trata de equilibrar a melhoria do carro deste ano versus a criação de uma boa base para a próxima temporada, Stella revelou que trocou o foco para o próximo ano.
No entanto, o ex-engenheiro de corrida da Ferrari também revelou que a McLaren continuará a trazer mais atualizações pré-planejadas para seu carro nas rodadas restantes desta temporada. Stella está esperançosa de que as modificações restantes permitirão que a McLaren seja uma presença regular no pódio durante as últimas rodadas do ano.
Embora a McLaren tenha se estabelecido como uma candidata confiável aos três primeiros lugares, a árdua abertura do ano da equipe baseada em Woking significa que é improvável que ela ultrapasse o quinto lugar no Campeonato de Construtores.
Faltando apenas oito corridas para o final da temporada, a McLaren está atualmente 102 pontos atrás da Aston Martin, que foi superada pela Ferrari na Itália. Mas é improvável que a McLaren perca a ordem, tendo aberto uma vantagem substancial de 42 pontos sobre a Alpine, cujo ano inconsistente continuou em Monza.
Norris poderá acompanhar a batalha a três pela quinta posição na classificação de pilotos entre os dois representantes da Ferrari e George Russell antes do final de 2023. O britânico está 30 pontos atrás de Russell e lamentou uma oportunidade perdida no Grande Prêmio da Holanda, que o viu cair da primeira fila para a última fila antes de se recuperar para a parte inferior dos pontos.
Aspas de Andrea Stella, chefe da McLaren
“Então, o foco no desenvolvimento em si parou. Agora estamos trabalhando no carro do próximo ano. Acho que isso é basicamente o que aconteceu em todas as equipes. Isso não significa que não teremos nenhuma peça nova, porque na verdade há um lapso de tempo entre o desenvolvimento na fábrica e a entrega das peças na pista.”
“Portanto, veremos algumas peças novas chegando nas próximas corridas. E esperamos que, ao melhorar o nosso desempenho, possamos consolidar os bons resultados que temos tido ultimamente e, possivelmente, subir ao pódio mais uma vez antes do final da temporada.”