Realizada neste domingo (dia 21 de julho), a edição 2024 do Grande Prêmio da Hungria será lembrada para sempre. Não apenas porque Oscar Piastri conseguiu a primeira vitória como piloto de Fórmula 1 (F1), mas também por uma decisão da McLaren.
Com cinco segundos de vantagem, Lando Norris ganharia a etapa em condições normais. Entretanto, deixou o companheiro de equipe ultrapassá-lo após ser, insistentemente, ordenado pelo departamento de engenharia.
“Estamos extremamente satisfeitos que nossos pilotos apoiem a direção da McLaren. É incrível. Esta é a novidade do dia para mim”, analisou Andrea Stella, um dos chefes da empresa.
“Podemos falar sobre as ordens e as estratégias aplicadas aos pilotos, mas meu foco está em ser líder e vice-líder. É incrível. Agradeço e elogio a todos os colaboradores da McLaren por fazer isto possível”, acrescentou.
O CEO da companhia, Zak Brown, publicou um vídeo, nas redes sociais, para se manifestar. Ele rasgou elogios a Lando Norris e afirmou que o espírito coletivo é o que prevalece no ambiente de trabalho.
“Que trabalho de equipe inacreditável. Lando, você é uma superestrela. Você dirigiu muito bem numa evidente corrida estressante. Nós corremos como uma equipe e ganhamos como uma equipe”, afirmou Brown.
O que disseram os pilotos da McLaren F1?
Lando Norris e Oscar Piastri falaram com a imprensa após o GP da Hungria. O britânico se disse “feliz” pela vitória do companheiro de equipe e também falou sobre a ordem recebida.
“É difícil, mas eu sei o que Piastri fez por mim no passado. Eu tive que me colocar no lugar dele e compreender”, disse Norris.
Piastri, por sua vez, comemorou. “É muito especial. Este é o dia que eu sonhava quando criança. Foi complicado no fina, mas me coloquei na posição certa no começo. Agradeço à equipe pelo esforço e carro incríveis”, concluiu.