Vice-líder no campeonato de construtores com 366 pontos, a McLaren é uma das protagonistas da Fórmula 1, em 2024. Não só pelos resultados que apresenta, mas também por decisões estratégicas.
Por exemplo, Lando Norris liderava o GP da Hungria até as voltas finais. Entretanto, foi ordenado a ceder a vitória para o companheiro de equipe, Oscar Piastri.
Com isso, o britânico reduziu menos do que poderia a desvantagem em relação ao atual tricampeão mundial, Max Verstappen, na corrida pelo título de pilotos.
Em entrevista concedida para o Autosport, o chefe da escuderia, Zak Brown, igualou as condições entre Norris e Piastri.
“Os dois querem ser o piloto número e ambos são o piloto principal para nós. Eles estão competindo pela equipe. São pessoas que podem competir muito entre si, virar o piloto principal por mérito próprio e respeitar a McLaren”, afirmou o dirigente.
Apesar da declaração, Zak Brown se apresenta como alguém flexível. Norris tem 32 pontos a mais que Piastri. Nesse sentido, tem melhores condições de brigar pelo título, na segunda metade da Fórmula 1.
“Se um piloto tem melhores chances que o outro no campeonato, então você pode optar por estratégias diferentes”, reconheceu.
“Mas nós os tratamos igualmente. Eles sabem disso, gostam e respeitam nossas decisões quando às vezes temos que fazer alguns compromissos. Temos sorte de tê-los”, prosseguiu.
De acordo com Zak Brown, o espírito coletivo está acima de todo e qualquer objetivo individual.
“Andrea Stella, eu e todos os outros aqui somos pilotos. Também somos muito agressivos em termos de desempenho. No entanto, somos justos e não tentamos vencer a todo custo. É por isso que existe um ótimo ambiente dentro da equipe”, finalizou.
Quando recomeça a Fórmula 1?
A Fórmula 1 está de férias e volta somente no final de agosto. O Grande Prêmio da Holanda é a próxima corrida da temporada. O evento está marcado para ocorrer nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Zandvoort.