in

Mercedes contrata ex-designer da Ferrari como novo diretor de desenvolvimento estratégico

Simone Resta irá se juntar a equipe alemã na próxima temporada

Simone Resta
X.com/Ferrari

A Mercedes finalmente parece estar se mexendo para voltar a sua melhor forma na Fórmula 1. Assim, a equipe finalizou a contratação de Simone Resta, ex-designer da Ferrari, para a função de diretor de desenvolvimento estratégico.

Para quem não o conhece, Resta trará muita experiência para o time alemão. Ele, inclusive, chegou a trabalhar com James Allison, atual diretor técnico da Mercedes, entre os anos 2013 e 2016, quando ambos eram do time italiano.

Além disso, Enrico Sampo também deve deixar a Ferrari com destino aos alemães. Dessa forma, ele irá assumir o cargo de chefe de aplicações de software de desempenho. Isso se soma ao fato da equipe alemã ter promovido David Nelson para o cargo de diretor de perfomance, que estava vago desde a saída de Loic Serra.

Como já dito, Resta e Allison tiveram uma estreita colaboração no time italiano. O ponto alto da parceria foi entre 2017 e 2018, quando eles desenvolveram um carro realmente competitivo. Esses veículos, inclusive, começaram a temporada com grandes expectativas e lideraram o campeonato por uma boa parte em cada ano.

No entanto, mesmo contando com Sebastian Vettel como principal piloto da Ferrari, eles acabaram sendo superados por Lewis Hamilton. Assim, na época, os italianos contaram com problemas de confiabilidade e uma sequência de erros, seja da equipe ou de Vettel.

Por fim, Simone Resta foi para a Sauber em maio de 2018 e chegou a retornar ao time da Itália em agosto de 2019. Já em 2021, ele se transferiu para a Haas, onde permaneceu até a saída de Guenther Steiner, chefe da equipe, no ano passado.

Mercedes busca voltar ao topo

A reestruturação da Mercedes ocorre em um momento conturbado da equipe. Desse modo, a equipe enfrenta problemas desde o início de 2022. Além disso, os alemães viram a Red Bull dominar durante esse período.

Curiosamente, essa queda de rendimento foi um verdadeiro choque para a Mercedes, já que o time conquistou uma série histórica de oito títulos consecutivos de construtores, entre 2014 e 2021. Agora, os alemães procuram voltar ao topo por meio das mudanças de regulamento técnico que ocorrerão em 2026.

Até onde se sabe, as alterações incluirão revisões significativas nas unidades de potência e nas regras aerodinâmicas, com o objetivo de aumentar a competitividade e a sustentabilidade no esporte.

Comentários

Loading…

Andrea Stella. chefe da McLaren

Chefe da McLaren minimiza reclamações de Norris sobre a estratégia no GP da Austrália

Carlos Sainz vai sair da Ferrari em 2025

Ferrari fez ajuste crucial para derrotar a Red Bull na Austrália