Menu
in

Mercedes é multada e Russell escapa de punição no GP do Japão

Mercedes acabou sendo penalizada financeiramente por conduta na liberação do piloto britânico durante sessão de treinamento

George Russell, Mercedes

X/Mercedes

A Mercedes recebeu uma multa de 5 mil euros (cerca de R$ 27,4 mil na cotação atual) por conta da conduta de George Russell durante o treino classificatório do GP de Suzuka na madrugada deste sábado (06).

Russell foi colocado no caminho de Oscar Piastri, no pit lane ainda no Q1 da qualificação, o que impactou em um reposicionamento do jovem piloto da McLaren, mas bruscamente mudou para a pista rápida. Por meio do rádio, Piastri se queixou para a equipe sobre a ação do concorrente, classificando como uma ação “muito perigosa”.

O incidente foi colocado sob investigação. Os comissários da Suzuka culparam o mecânico de Russell por dar a liberação a Russell antes de verificar se o pit lane estava livre. Diante disso, a Mercedes acabou sendo multada, mas o piloto escapou de punição.

Na disputa pelo melhor posicionamento no grid, Piastri levou a melhor sobre o britânico, cravando o sexto tempo, enquanto o representante da Mercedes foi apenas o nono.

Decisão na íntegra sobre incidente com a Mercedes

“O motorista do carro 63 (Russell) afirmou que ao receber o sinal de liberação de seu mecânico, pretendia dirigir pela faixa de trabalho, porém viu o mecânico do carro 44 (Hamilton) em sua visão periférica e para evitar ele, ele alegou que tinha que passar para a via rápida.

“Ele não foi capaz de ver a aproximação do carro 81 (Piastri). O motorista do carro 81 afirmou que teve que tomar medidas para evitar desviar do carro 63 que se aproximava.

“O exame do vídeo do pit lane mostra que o mecânico do carro 63 que liberou o carro não olhou para o pit lane para ver se estava limpo. Mesmo que a intenção declarada da equipe fosse que o carro 63 descesse a pista de trabalho e depois se misturasse antes da saída dos boxes, ainda é responsabilidade da equipe liberar o carro de maneira segura e as boas práticas ditariam que antes de o carro ser liberado, os pit lanes (rápidos e funcionais) devem ser verificados quanto à aproximação de veículos.”

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Leave a Reply

Sair da versão mobile