Há algumas semanas, parecia impossível que Max Verstappen deixasse a Red Bull para entregar o carro campeão da Fórmula 1 a outro piloto. Porém, o suposto caso de assédio de Christian Horner virou o mundo da categoria de cabeça para baixo e expôs tensões dentro da equipe que poucos sabiam. Com isso, uma especulação do piloto na Mercedes ganhou força.
Os detalhes completos do caso ainda não foram revelados, mas o quadro seria simples, segundo publicação do Motorsport. Verstappen não quer ficar se Horner continuar no comando da equipe e não quer ficar se o conselheiro da Red Bull e seu apoiador, Helmut Marko, sair.
Verstappen na Mercedes? Aston Martin está de olho
Mesmo sem as tensões internas na Red Bull e os pontos de interrogação sobre o motor da equipe para 2026, ele poderia se perguntar se quer cumprir o prazo completo de seu contrato, que vai até 2028, e em vez disso ir para outra equipe para reencontrar motivação.
Foi o que fez Lewis Hamilton ao deixar a Mercedes e fechar com a Ferrari para 2025. Com isso, ele fechou uma porta para Verstappen, na Ferrari, mas abriu outra.
Com Hamilton de saída, a Mercedes se torna a alternativa óbvia à Red Bull para o holandês. Toto Wolff se esforçou para ter o piloto em 2014, ano em que brilhou nas corridas europeias de Fórmula 3, mas Wolff não conseguiu fechar sua contratação para uma vaga na Fórmula 1 em 2015.
A Red Bull poderia e foi essa a direção que Verstappen tomou. Uma década depois, parece que é o momento certo para Verstappen finalmente mudar para a Mercedes. Há uma lógica associada a ele ir para a equipe que foi dominante durante tanto tempo e que se espera que tenha um pacote forte para 2026.
Para Verstappen, há uma outra alternativa simples a esperar durante o impasse do próximo piloto da Mercedes, que deve ser resolvido.
Uma mudança para a Aston Martin seria muito mais simples, segundo o Motorsport, já que se supõe que Alonso sairia e liberaria uma vaga. Isso continua a ser uma possibilidade, dado que o espanhol indicou que tem de decidir se quer ou não continuar em 2025 e depois analisará as escolhas que tem. Alonso estaria até mesmo na lista de potenciais candidatos na Mercedes.