Depois de uma supremacia vivenciada, tendo Lewis Hamilton como seu protagonista, a Mercedes vem sofrendo nas duas últimas temporadas da F1, figurando muito distante do desempenho apresentado outrora. Em entrevista ao site Motorsport.com, o técnico Andrew Shovlin apontou que está na hora da escuderia buscar um novo conceito para o carro.
Tendo vencido oito campeonatos de construtores seguidos, a Mercedes agora se depara com a hegemonia da Red Bull. Após a mudança no regulamento, o time germânico só venceu uma corrida. No último final de semana, a escuderia austríaca faturou o título do campeonato de equipes com enorme vantagem, muito sob a batuta de Max Verstappen.
Segundo Shovlin, a Mercedes não tem medo de dar uma chance a outro conceito de carro para a próxima temporada, mesmo após as mudanças implementadas no W14, que representaram pontos de evolução.
“Certamente não estamos nos apegando a nenhum conceito que tivemos antes. Temos a mente muito aberta. Estamos mudando o carro consideravelmente para o próximo ano, mas se conseguiremos ou não resolver todos os problemas que temos no manuseio, isso dependerá de um número de projetos sendo entregues. [Eles] estão em andamento e não estão concluídos. Temos algumas boas orientações para tentar melhorar isso”, disse o técnico da Mercedes.
“O carro será diferente. Fizemos muitas mudanças nele, mas ainda é muito cedo no desenvolvimento de um novo carro para podermos dizer que já resolvemos o problema. Quando lançamos nossos melhores carros em 2015 ou 2019, naqueles anos, não sabíamos que seriam ótimos carros quando os desenvolvemos”, complementou Shovlin.
RAIO-X DA MERCEDES EM 2023
Com 16 corridas disputadas na atual temporada da Fórmula 1, a Mercedes marcou presença no pódio em seis oportunidades, aparecendo uma única vez com Lewis Hamilton e George Russell no top-2 e top-3. A única escuderia que conseguiu destronar a Red Bull em vitórias nos GPs foi a Ferrari, que triunfou com Carlos Sainz, em Singapura.