Menu
in

Mesmo após o primeiro pódio na temporada, Ferrari não se empolga na F1; entenda

A equipe italiana não se empolga com o primeiro pódio da temporada na F1.

Leclerc

Divulgação/Fórmula 1

Apesar da conquista da pole position e de um lugar no pódio em Baku, o chefe da equipe, Fred Vasseur, admitiu que a Red Bull foi superior e reconheceu a necessidade de sua equipe aprimorar o gerenciamento dos pneus. 

Embora Leclerc tenha demonstrado bom desempenho na Austrália e conquistado a pole em Baku, a equipe ainda não conseguiu igualar a Red Bull em termos de desempenho nas corridas.

Leclerc reconhece cuidado no gerenciamento dos pneus

O desempenho de Leclerc no GP de Baku, embora tenha conseguido acompanhar os pilotos da Red Bull no final da corrida, foi prejudicado pela estratégia de gerenciamento de pneus adotada pela equipe italiana durante o final de semana do GP do Azerbaijão. 

Vasseur explicou que o piloto foi capaz de preservar seus pneus após o safety car, enquanto Perez e Verstappen tinham uma margem extra de borracha para desgastar. O próprio Leclerc admitiu ter sido mais cauteloso com os pneus após a entrada do carro de segurança, para compensar o gasto extra na perseguição a Perez durante corrida sprint no sábado. 

A Ferrari ainda não conseguiu igualar a consistência da Red Bull em corridas, sugerindo que os problemas do SF-23 podem estar relacionados à configuração do carro, e não à aerodinâmica. 

Início da corrida mostrou que a pole era insustentável

Embora Charles Leclerc tenha iniciado a corrida na pole position, era improvável que ele conseguisse manter a liderança, dado o histórico recente de desempenho da Ferrari em relação à equipe austríaca. 

De fato, em apenas seis voltas, ele já havia sido ultrapassado pelas duas Red Bulls. A partir daí, a disputa pela liderança se concentrou entre Max Verstappen e Sergio Perez, com o piloto mexicano sendo beneficiado por uma estratégia equivocada de parada nos boxes de seu companheiro de equipe.

Quando Nyck De Vries perdeu o controle do carro e ficou atravessado na pista, a RB decidiu chamar Verstappen para os boxes, acreditando que não haveria intervenção do carro de segurança. No entanto, o safety car foi acionado segundos depois da parada, permitindo que Perez assumisse a liderança da corrida.

Qual é o próximo desafio da scuderia italiana?

Com o GP de Miami se aproximando neste final de semana, a Ferrari precisa ser ágil na tomada de decisão para aperfeiçoar o desempenho do carro. O foco da equipe é garantir que Charles Leclerc possa manter o bom desempenho conquistado em Baku e continuar a evoluir, para somar os pontos necessários e se recuperar no campeonato de construtores.

Escrito por Ismar Junior

Redator desde 2016. Apaixonado por automobilismo, futebol e esportes americanos. Escrevo na Rock Content, Nas Pistas e Torcedores.com.

Leave a Reply

Sair da versão mobile