Menu
in

Entenda os motivos para a pré-temporada da Fórmula 1 ser realizada no Bahrein

Categoria foge de surpresas no clima e diminui danos ao meio ambiente em Sakhir

Alpine, Fórmula 1 2024

Carro da Alpine durante os testes no Bahrein (Reprodução / X - @f1)

Palco do primeiro Grande Prêmio em 2 de março, o Bahrein está recebendo nesta quarta-feira (21) os carros da Fórmula 1 2024 para os testes de pré-temporada. Os fãs da categoria já podem “matar a saudade” nesta semana com o aquecimento e preparação em Sakhir.

Pelo quarto ano consecutivo, as equipes se dirigiram ao Oriente Médio para a realização da pré-temporada. É um dos momentos mais importantes do calendário, pois as escuderias acumulam quilometragem em seus carros e verificam se há algum problema técnico ou mecânico importante que precisa ser resolvido antes da primeira corrida.

Leia também:
– Fórmula 1: Tudo o que você precisa saber sobre a pré-temporada no Bahrein

Em um raciocínio rápido, Silverstone e outras pistas europeias podem soar para alguns como locais mais “lógicos” para a realização desse tipo de teste, visto que a maior parte das escuderias possuem sede no Reino Unido. No entanto, o Circuito Internacional do Bahrein é o destino mais econômico, por duas razões principais.

Controle climático

Primeiramente, Sakhir proporciona às equipes acesso a condições climáticas consistentes e representativas. O clima no Bahrein nesta época do ano é praticamente estável, com poucas chances de mudanças drásticas durante o período de testes. Na verdade, o país registra apenas dois dias de chuva por ano durante o inverno, enquanto o resto do ano é envolto por um clima quente e seco.

Já em locais como Barcelona ou Silverstone, atualmente é período de inverno, o que significa que o clima tende a ser imprevisível e frio. Essas condições podem resultar em chuvas, nevoeiros ou até mesmo neve, como ocorreu nos testes realizadas na Espanha em 2018, dificultando a coleta de dados.

Custos e meio ambiente

A segunda razão pela qual os testes ocorrem no Bahrein está relacionada à logística e aos custos envolvidos, já que a abertura da temporada ocorre uma semana após os testes.

Ao transferir os testes para o circuito de 5.3 milhas, os custos e o impacto ambiental podem ser controlados sem a necessidade de movimentar todo o equipamento. Além disso, tal decisão é essencial no contexto do compromisso da F1 com a neutralidade de carbono até 2030.

A pré-temporada da Fórmula 1 ocorre então entre os dias 21 e 23 de fevereiro (quarta-feira a sexta-feira). Este período traz às escuderias a oportunidade de testar seus carros e ajustar suas estratégias antes do iniciar o campeonato. O Grupo Bandeirantes transmite ao vivo os testes em Sakhir em seu site oficial, pelo Bandplay e no BandSports.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Leave a Reply

Sair da versão mobile