Após sua tradicional pausa de verão, a Fórmula 1 retorna para o Grande Prêmio dos Países Baixos. Desde que voltou a integrar o calendário em 2021 — após mais de 30 anos fora — apenas Max Verstappen venceu a prova em sua casa.
No entanto, o Circuito de Park Zandvoort já recebeu a categoria entre 1952 e 1985 com três interrupções: 1954, 1956-1957 e 1972. Em todo este período, apenas um brasileiro venceu em solo neerlandês: justamente o sogro de Verstappen, Nelson Piquet, em 1980.
Leia também:
– Horários e programação do GP da Holanda de Fórmula 1
– Saiba quais e quando serão transmitidos os próximos 10 GPs de F1
– Marko dá “má notícia” a Verstappen antes do GP da Holanda de F1
Na ocasião, o piloto brasileiro largou em quinto lugar com sua Renault. René Arnoux conquistou a pole position, seguido por seu companheiro de equipe Jean-Pierre Jabouille. A Williams dominou a segunda fila, com Carlos Reutemann à frente de Alan Jones. Nelson Piquet ficou em quinto lugar, enquanto Jacques Laffite, da Ligier, completou a terceira fila.
Durante a prova, Nelson Piquet ainda seria superado, ficando temporariamente na sexta colocação. Após um show de ultrapassagens, ele conquistou uma surpreendente vitória, tornando-se assim o primeiro e, até o momento, único brasileiro a vencer o GP da Holanda.
Vitória de Nelson Piquet marcada por acidente
Na mesma prova, um acidente assustador envolvendo Derek Daly preocupou a todos os amantes e envolvidos com a F1 naquele dia. Após uma falha na suspensão dianteira esquerda, o irlandês perdeu o controle de sua Tyrrell e, depois de colidir com a barreira de pneus, foi lançado junto ao carro a uma altura de aproximadamente três metros antes de finalmente parar.
Daly, que já havia saído ileso de uma capotagem na largada em Mônaco e de uma forte saída de pista na Áustria, felizmente não sofreu ferimentos graves.